segunda-feira, 28 de março de 2016

[Indicação de Filme] Labirinto – A Magia do Tempo

Título: Labirinto – A Magia do Tempo
Título original: Labyrinth
Ano: 1986
Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Christopher Malcolm
Direção: Jim Henson
Roteiro: Dennis Lee, Jim Henson, Terry Jones
Produção: Eric Rattray
Trilha Sonora: Trevor Jones, David Bowie
Gênero: Fantasia, Aventura, Musical
Tempo: 101min
Censura: Livre
País: Estados Unidos, Reino Unido

Sinopse: Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.

✖✖✖

Antes de falar do filme propriamente dito preciso falar um pouco sobre sua escolha. Na última vez que escrevi uma Indicação de Filme (em dezembro) estava pensando que Labirinto – A Magia do Tempo enfim seria meu próximo, pois tantas vezes já o tinha cogitado para aparecer aqui e na última hora acabava mudando de ideia. E eis que no início de janeiro deste ano David Bowie veio a falecer. Não quis mais postergar a aparição desse filme aqui, e como nunca fizemos homenagens ao cantor tomem esse post como um humilde tributo.

Sarah (Jennifer Connelly) é uma adolescente apaixonada por teatro e histórias de fantasia. O filme começa com a menina no parque encenando uma cena de seu livro favorito, e quando volta para casa descobre que passará a noite cuidando do irmãozinho Toby e acaba discutindo com o pai e a madrasta. Mais alguns fatores a fazem ter a sensação de que está perdendo espaço, deixando-a totalmente aborrecida. Quando Toby não para de chorar, Sarah conta a ele a história de uma garota que não aguenta mais viver como escrava e pede aos duendes (goblins, no idioma original) que levem seu irmão embora. O choro cessa, Toby sumiu. O que Sarah fez?

Jareth, o Rei dos Duendes (David Bowie) aparece então para Sarah e informa que seu desejo foi realizado pelos duendes. Mas quando ela se vê arrependida e pedindo para tê-lo de volta, descobre que terá treze horas para atravessar o labirinto que leva ao castelo onde Toby está aprisionado e resgatá-lo. Caso contrario, Jareth o transformará em um duende para sempre. Sarah se vê então em um mundo de conto de fadas onde nem tudo é o que parece. E entre charadas, novos amigos e percalços ela começará a ter outras perspectivas sobre sua vida.

Esse é um daqueles exemplos que só porque algo não teve sucesso imediato não significa que não seja boa. Labirinto – A Magia do Tempo pode ter sido um fracasso de bilheteria, mas com o tempo ganhou status de filme cult. Pode não ter os melhores efeitos especiais, mas tem uma história gostosa de se ver e momentos divertidos. Fora que a trilha sonora, com algumas músicas compostas e cantadas por David Bowie, é ótima. A propósito, Bowie como o grande cameleão que sempre foi fez um ótimo Rei dos Duendes. E Jennifer Connelly com apenas 15 anos já esbanjava talento.

Desde 2014 se fala sobre uma continuação ou remake do filme, e o burburinho recomeçou no início desse ano. No entanto, as produtoras Tristar e Jim Henson Co bem como Nicole Perlman (apontada como possível roteirista) negaram o boato. E disseram ser um momento delicado para falar no assunto. De todo modo, defendo originais e esse merece ser visto.

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário