sábado, 19 de março de 2016

Exposição 1ª e 2ª Guerras Mundiais - Florianópolis

Folheto e ingresso
Na última segunda-feira (13) visitei a Exposição 1ª e 2ª Guerras Mundias que está ocorrendo no piso L2 do Shopping Iguatemi de Florianópolis desde 01 de março. A mostra é organizada pelo Museum da Guerra de Joinville e conta com cerca de 450 itens, cujo pretende expandir o conhecimento a respeito dos eventos e provocar reflexão.

Apesar de estar em um ambiente singelo (um espaço de cerca de 76m²) a exposição possui uma grandeza singular. Os objetos são em sua maioria autênticos, apenas as armas são réplicas pois o Exército não permite que originais sejam expostas ao publico. É impossível não se transportar no tempo e imaginar as pessoas as quais aqueles objetos pertenceram. Oficiais, enfermeiros, trabalhadores que se tornaram vítimas.

Imagem: Tudo Sobre Floripa
Dentre os itens mais notáveis estão uma máquina de escrever usada pela última secretária de Hitler, um livro datilografado com os nomes dos pracinhas que voltaram ao Brasil e a situação em que se encontravam, uniformes de vários países, capacetes e por aí vai. Existe ainda um espaço dedicado à Cruz Vermelha, mostrando os utensílios médicos usados para atender os feridos em campo de batalha. E um outro mostrando as evoluções tecnológicas que aconteceram por conta da 2ª Guerra Mundial, quem assistiu o filme O Jogo da Imitação certamente lembrará da história de Alan Turing e seus trabalhos para a "máquina de computar". Apenas uma pequena parte é dedicada à 1ª Guerra Mundial, mas é igualmente tocante.

Imagem: G1
Estava em dúvida sobre falar da exposição uma vez que o objetivo do blog é o entretenimento, o que não o caso aqui. Mas é a nossa história, uma que precisa ser lembrada para nunca mais ser repetida. E por ser um tema que até hoje serve como pano de fundo para livros, filmes e séries é importante conhecer mais a fundo a realidade dos fatos.

A exposição acontece até dia 03 de abril, e pode ser visitada de segunda a sábado das 14h às 22h. Daqui ela volta para Joinville e depois vai para Curitiba. Se você estiver em uma dessas cidades durante o período da exposição vale a pena conferir. O ingresso custa R$ 5,00 (para cobrir os custos de transporte), com isenção para crianças até 7 anos, idosos a partir de 65 anos e portadores de deficiência com direito a acompanhante também isento de cobrança.

Quem quiser saber mais sobre a origem da coleção pode conferir uma matéria bem interessante no site do jornal A Notícia clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário