quinta-feira, 31 de março de 2016

[Depósito de Animações #15] Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar

Título: Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar
Título original: Gake no Ue no Ponyo
Ano: 2008
Estúdio: Studio Ghibli
Direção: Hayao Miyazaki
País: Japão

Sinopse: Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.





Sim, o Studio Ghibli chegou ao Depósito de Animações! Pra quem não sabe, o Studio Ghibli é um dos mais famosos estúdios de animação no Japão, fundado em 1985, com títulos famosos com "As Memórias de Marnie" e "A Viagem de Chihiro", este último vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003. Hoje, o DdA é dedicado a animação Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar, para quem já ama ou para quem quer conhecer um pouco das produções de um estúdio japonês.

Bom, Ponyo chegou pra mim de uma forma inusitada. Ao procurar por animações para preencher essa coluna do CV, resolvi mudar um pouco e fugir das produções Illumination barra Pixar barra Sony e buscar por algo "menos popular" (pelo menos para nós, ocidentais) em relação à mídia. E foi ele, o Netflix, que me guiou até esse "filmezin" - com todo o carinho do mundo -, o qual me encantou de diversas formas.

A história é do encontro de um menininho de 5 anos - Sosuke - com uma peixinho que, após conhecê-lo, sonha em se tornar humana, a Ponyo. Apenas isso. Tá certo que muitos filmes chamam atenção pelo gráfico, pela tecnologia utilizada, pelo enredo complexo ou pela "imitação" perfeita da realidade. Ao invés disso tudo, Ponyo salienta-se pela ingenuidade do pequeno Sosuke em cuidar daquele pequeno serzinho trazido do mar, pelos traços em aquarela (feitos à mão) e pela simplicidade. Em particular, também pela saudade de ver tudo por olhos de infância. 

Algumas das minhas grandes curiosidades sobre o filme é o fato do personagem Sosuke chamar os pais pelo primeiro nome - dei uma pesquisada para conferir se isso é comum no Oriente, mas não encontrei nada consiso -, e da maneira como o bem e o mal são tratados. Geralmente, nas animações que costumo assistir, sempre existem os personagens bons e os ruins, muito bem definidos e com os finais quase premeditados. Entretanto, o personagem "malvado" de Ponyo seria o pai da peixinho, o feiticeiro Majimoto, que demonstra um lado vilão, mas também apresenta características de um homem bom, um pai preocupado. Desse forma, por mais simplório que seja, esse detalhe não deixa que o enredo manifeste o sentimento de vingança. 

Uma das situações que me deixou bastante abismada foi o medo de tsunamis, o terror das ondas gigantes. Mesmo que tudo seja em desenho, esse é o tipo de traço que claramente representou um sentimento cultural. Falando em cultura, nada é mais carinhoso que Sosuke e suas reverências orientais.

Faz muito tempo que eu não assistia alguma produção não-americana, por isso levem o DdA de hoje como um "primeiras impressões", que afinal foram muito boas! Tenho bastante sangue oriental correndo pelas minhas veias e, a partir de agora, explorarei mais as animações do outro lado do planeta. Sugiro que façam o mesmo! Pra quem já é fã, aceito sugestões para os próximos Depósitos de Animações!


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário