quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

TOP 27: Aberturas favoritas (Parte 1/3)


Porque algumas são inesquecíveis.

Quem não gosta de uma boa abertura? Das mais elaboradas às mais breves que contam apenas com o logotipo da série, com temas exclusivos ou canções já conhecidas, as aberturas devem representar a trama de alguma forma. Sem falar que muitas nos transformam completamente. Pensando nisso resolvi listar aqui minhas 27 aberturas favoritas. Quer dizer, 9 de 27. Não tinha ideia de quantas seriam quando comecei a lista e quando me dei conta estava grande demais para um único post. E como não consegui escolher só algumas, resolvi dividir em três partes. Lembrando que se trata de uma opinião totalmente pessoal, e os itens listados não correspondem exatamente às minhas séries favoritas.

Fringe
Em matéria de abertura que representa a premissa da série talvez Fringe seja que mais se destaca. Ela mudava conforme a fase da série ou época em que o episódio se passou, o que inclui uma abertura retrô para dois episódios flashbacks dos anos 80 com direito a tema remixado. Foram sete versões “básicas”, mas algumas tiveram variações totalizando onze aberturas. Sempre com o tema composto pelo próprio criador da série JJ Abrams (que reza a lenda, teve a inspiração para a música enquanto tentava dormir), as aberturas de Fringe geravam uma ansiedade tão grande quanto os próprios episódios.

Vikings
Tão épica quanto a própria série, a abertura de Vikings é daquelas que fazem o telespectador vibrar e se arrepiar ao mesmo tempo. Idealizada por Rama Allen (que também produziu a abertura de True Blood), a vinheta apresenta um ar sombrio e fascinante que representa maravilhosamente a lenda e o mito que o povo viking se tornou. Como eram guerreiros temidos, que lutavam por conquistas e ao mesmo tempo homens e mulheres que exploravam sua sexualidade de forma aberta. E a canção If I Have a Heart do grupo Fever Ray (que já tocou em várias séries de sucesso) casou muito bem com tudo isso e completa a sensação de hipnose.

Hawaii Five-0 (2010)
Essa é daquelas que quando começa dá vontade de colocar o volume no máximo. Assim como a série propriamente dita, a abertura de Hawaii Five-0 é um remake moderno que não nega suas origens. Manteve a icônica música tema (que já tocou até no filme do Shrek) composta por Morton Stevens com pequenas alterações que dão um ar mais atual. Assim como foram inseridos efeitos gráficos que simbolizam a tecnologia usada na luta contra o crime, ao mesmo tempo que mantem referências claras à abertura da série original de 1968. Também são mostradas cenas que são atualizadas a cada temporada, bem como as alterações no elenco principal.

Da Vinci's Demons
Fascinante e genial como o homem que dá nome, a abertura de Da Vinci's Demons traz uma animação que mescla cenas da série com esboços de Leonardo Da Vinci. Produzida pela agência Huge Designes sob a direção de Paul McDonnell (responsável também pelas aberturas de Copper e The White Queen), a arte não poderia ser mais perfeita. O tema de abertura (bem como toda a trilha sonora) foi composto por Bear McCreary, o mesmo gênio por trás da brilhante trilha de Battlestar Galactica. O mais curioso na música é que ela foi composta na forma de palíndromo, o que significa que se você ouvir de trás pra frente terá exatamente a mesma música.

The Big Bang Theory
Apesar de rápida (pouco mais de 20s), a abertura de The Big Bang Theory é, além de chiclete, bem interessante. O tema The History of Everything foi composto pela banda canadense Barenaked Ladies, que canta de forma bem dinâmica o surgimento do Universo e a evolução humana. Da mesma forma que mostra em flashes rápidos imagem do surgimento e evolução da vida na Terra, bem como momentos importantes da história da humanidade. O que poucos sabem é que inicialmente a música era apenas o que se ouve na abertura, mas em outubro de 2007 a banda lançou uma versão estendida (com 1m45s) que você pode conferir aqui.

Friends
Tão clássica e memorável quanto a própria série, a abertura de Friends se tornou um ícone da cultura pop a parte. (E também a mais parodiada da internet). A parte principal com os seis personagens brincando e dançando no chafariz e sentados no desejável sofá de camurça do Central Perk se manteve durante todas as 10 temporadas, intercaladas com cenas divertidas e emocionantes que eram atualizadas de tempos em tempos. Tudo isso embalado pela música I'll be There For You da banda The Rembrandts que combinou muito bem com esses amigos que sempre estiveram lá uns pelos outros.

Alias
Também com um tema composto e gravado pelo criador da série JJ Abrams, a abertura de Alias teve três versões ao longo de suas cinco temporadas. A primeira foi mais básica (mas bem legal), com um fundo preto, o título "ALIAS" sendo formado letra por letra enquanto os nomes do elenco eram apresentados. Mudou na 4ª temporada, mostrando vários dos incríveis disfarces que a protagonista Sydney Bristow havia usado até então. E na 5ª e última temporada tivemos uma abertura que mostrava todos os personagens principais. No fim das contas, Alias teve aberturas ágeis e versáteis como a própria série.

Prison Break
A série sobre os irmãos Scofield e Burrows teve aberturas tão avassaladoras quanto... tudo. As imagens mudavam a cada temporada representando o tema da vez (prisão, liberdade, prisão, Scylla). A música tema é obra do compositor Ramin Djawadi, que na minha opinião encontrou o tom perfeito para a série. Como símbolo importante de Prison Break, as tatuagens de Scofield tiveram bastante destaque em todas as quatro versões da abertura. Em resumo, um clipe arrasador.

The Addams Family
Apesar de não ter assistido a série inteira (coisa que ainda pretendo fazer), sua abertura não pode ficar fora da minha lista. Com o viciante tema composto por Vic Mizzy e os contagiantes estalar de dedos (que surgiram da interação do compositor com o elenco) essa se tornou um ícone a parte. Uma prova de que não se precisa de grandes recursos de efeitos para fazer algo memorável. E é muito difícil não acompanhar a música.


Espero que tenham curtido essa primeira parte, em breve tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário