sábado, 6 de fevereiro de 2016

[Indicação de Filme] Operações Especiais

Título: Operações Especiais
Ano: 2015
Elenco: Cleo Pires, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso, Thiago Martins, Antonio Tabet, Fabiula Nascimento, Fábio Lago, Analú Prestes
Direção: Tomás Portella
Roteiro: Tomás Portella, Martina Rupp
Produção: Rodrigo Castellar, Pablo Torrecillas
Trilha Sonora: Antonio Pinto
Gênero: Drama, Ação, Crime
Tempo: 90 minutos
Censura: 14 anos
País: Brasil

Sinopse: Rio de Janeiro, 2010. Formada em turismo e trabalhando como atendente em um hotel, Francis (Cléo Pires) se anima com a possibilidade de entrar para a polícia civil. Ela presta o concurso e, após ser aprovada, passa a frequentar o curso de habilitação para policial. Trata-se do mesmo período em que ocorreu a invasão no Complexo do Alemão, com traficantes de vários morros cariocas fugindo para cidades periféricas. É o que acontece em São Judas do Livramento, cidade no interior do estado do Rio de Janeiro, que passa a lidar com uma onda de crimes sem precedentes. Para combatê-los é enviada a unidade liderada pelo incorruptível delegado Paulo Froes (Marcos Caruso), que conta com a presença da ainda iniciante Francis. No batalhão ela precisa lidar com a desconfiança dos demais policiais, especialmente Roni (Thiago Martins), e também com as dificuldades da profissão, dos perigos inerentes ao ofício até a corrupção existente ao seu redor.

✖✖✖

Conheci o filme no Netflix quando apareceu na parte de sugestões e resolvi colocar na minha lista, sem muita pretensão de assistir logo. Acabei vendo na semana retrasada e sinceramente, não me arrependi. O filme se passa no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2010, em toda aquela conjuntura de pacificação de favelas e comunidades nos morros da cidade do Rio.

O filme tem toda a problemática que eu gosto de ver em filmes do tipo. Muito tiro, porrada e bomba (sem fazer alusão à musica da Valesca). Enfim, foi um prato cheio pra quem gosta de filmes nesse estilo, sem perder a linha do enredo e sem deixar o espectador perdido no meio da história.

A produção conta a vida de Francis, uma formada em turismo e recepcionista de um hotel no Rio de Janeiro até que o hotel em questão é invadido por bandidos. Francis, então, toma uma decisão e presta concurso público para a Polícia Civil. Aprovada, a protagonista segue numa vida diferente da que vivia. Testes, aulas de tiro, exames... Tudo para ser uma inspetora comum, sem muita emoção na sua carreira.

Como disse, a conjuntura do filme retrata a problemática vivida pela cidade do Rio de Janeiro, invasão do morros e favelas, além da fuga de traficantes e criminosos para as cidades vizinhas. Nessa questão, Francis é enviada, juntamente com uma equipe de policiais, para a cidade de São Judas do Livramento. Primeira vez que a jovem policial sai a campo e o que acontece pode ser muito desastroso.

Não falarei muita coisa a mais sobre o filme para não perder aquele suspense. Mas o filme é muito bom, envolvente, tenso e discute questões que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Então, se não quiserem assistir o próximo filme da Sessão da Tarde ou Temperatura Máxima, Operações Especiais é uma boa pedida.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário