quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

[Chef Nerd #06]: Gelado de Abacaxi à Five-0


Book that!

Aloha! Como comunicado através da nossa fanpage, a coluna Chef Nerd precisará passar um tempo com um intervalo maior entre suas postagens. Tendo sua periodicidade alterada de mensal para bimensal. Mas isso não significa queda de qualidade, pelo contrário. Precisamos de um tempo justamente para corrigir algumas falhas e melhorar o ritmo para poder retomar a proposta de uma receita por mês o quanto antes. Dito isso, é hora de falar do que interessa: comida! Dessa vez resolvemos apresentar uma das novidades que passou por nossas cabeças na hora de trazer a coluna de volta à vida. Não, os vídeos não eram a única novidade. Pensamos que seria legal além de mostrar pratos que foram marcantes em alguma produção trazer receitas que lembrassem ou até criar algo inspirado nelas. E para aproveitar esse verão, uma sobremesa de abacaxi inspirada em Hawaii Five-0. Ou melhor, um gelado de abacaxi à Five-0.

Apesar de ser um dos grandes símbolos do Havaí, a origem do abacaxi seria mesmo na América do Sul. Principalmente na região onde hoje fica o Paraguai. Acredita-se que os nativos o tenham espalhado pelo continente americano, chegando à América Central e Caribe antes dos europeus. Para encurtar um pouco a história, foi um tal de James Dole que chegou no Havaí em 1899 e que foi responsável por fazer o fruto virar um símbolo do Estado. Ele comprou um terreno em Wahiawa e fez a primeira plantação de abacaxis do Havaí. Construiu a primeira fábrica de conservas em 1901, e seus negócios cresceram tanto que em 1922 comprou toda a ilha de Lanai e transformou na maior plantação de abacaxis do mundo. Durante muito tempo essa ilha produziu 75% do fruto de todo o mundo, e se imortalizou como “Ilha do Abacaxi”. Nos anos 1930 o Estado do Havaí se tornou a capital mundial do abacaxi. Não é a toa que Dole ficou conhecido como Rei do abacaxi.

Sobre o gelado, tecnicamente seria a mesma coisa que sorvete. Mas o nome acaba sendo mais usado para outras sobremesas feitas com frutas e creme de leite ou nata. Sendo assim, pensamos que seria a forma ideal de homenagear Hawaii Five-0. Afinal, é uma sobremesa refrescante, com abacaxi, fácil de fazer e ótima para compartilhar com os amigos. Com a ohana. E também porque Danno não gosta de abacaxi em pizzas. Enfim, pegamos uma receita base e colocamos um pouco de azul para servir como referência a série. Confiram abaixo.


Gelado de Abacaxi à Five-0

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 abacaxi médio picado
  • 2 caixas de gelatina sabor abacaxi
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 caixa de gelatina azul (tutti-frutti)

Modo de preparo

1- Descasque o abacaxi e pique em cubos, deixando algumas rodelas (3 ou 4) com pouco mais de meio centímetro de espessura para decorar.
2- Em uma panela coloque a água e o açúcar e leve ao fogo, quando levantar fervura acrescente o abacaxi, deixe cozinhar por 10 minutos e desligue.
3- Retire as rodelas inteiras e reserve na geladeira para depois.
4- No conteúdo da panela ainda quente acrescente a gelatina de abacaxi e mexa bem até dissolvê-la.
5- Quando estiver frio acrescente o creme de leite, misture bem e leve á geladeira em um pirex grande.
6- Quando estiver bem frio terá se dividido em duas camadas. Dissolva então a gelatina azul conforme especificado pelo fabricante, deixe esfriar naturalmente e jogue por cima. Acrescentando também as rodelas de abacaxi anteriormente reservadas.
7- Quando estiver firme é só servir e saborear.



Viram como é fácil? E para não restar dúvidas basta conferir o vídeo.


E se você gostou mesmo pode baixar nosso pdf para impressão. Basta pagar o download com um compartilhamento em alguma rede social, pode ser Twitter, Facebook ou Google+.



É isso gente. Esperamos que tenham gostado e se testarem qualquer uma de nossas receitas não deixe de compartilhar com a hashtag #ChefNerddoCV. Em abril tem mais. Mahalo!


Fonte:
Receita adaptada de: Arquivo pessoal

Ficha Técnica:
Texto: Gabriela Cerutti Zimmermann
Revisão: Marina Ribeiro Kodama
Edição de imagem: Gabriela Cerutti Zimmermann, Marina Ribeiro Kodama
Filmagem: Marina Ribeiro Kodama
Narração: Marina Ribeiro Kodama
Direção: Marina Ribeiro Kodama, Gabriela Cerutti Zimmermann
Edição de vídeo: Marina Ribeiro Kodama
Assistentes de bastidores: Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann, Suzane Cirilo Nunes Denardin
Decoração de cenário: Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann, Kazuo Kodama, Suzane Cirilo Nunes Denardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário