terça-feira, 19 de janeiro de 2016

[Resenha] A Magia do Atendimento




Nome: A Magia do Atendimento
Autor: Lee Cockerell
Edição/Ano: 1ª edição/2013
Editora: Saraiva
Páginas: 209

Sinopse: Misturando sabedoria e histórias interessantes, Lee revela o que aprendeu em seus mais de 40 anos de experiência no setor hoteleiro e de entretenimento atendendo clientes com tamanha eficiência e criatividade. O resultado disso em sua empresa será clientes encantados e resultados financeiros que também agradarão a todos, pois, no fim das contas, o sucesso nos negócios depende de conquistar e manter os clientes.




Comentários:


Sei muito bem que esse blog não é focado em conteúdos de negócios ou afins. Ainda assim, creio que vale a pena fugir do protocolo e tomar um espacinho para escrever sobre o primeiro livro que li em 2016: A Magia do Atendimento

Já li muitos livros da área de negócios que me cansaram pelo "vamos fazer dinheiro" ou até mesmo pela complexidade (uma vez que não tenho um conhecimento profundo sobre empreendedorismo etc), mas algumas das obras (permito-me chamá-las assim) realmente me impressionaram com um feeling mais "humano" do mundo capitalista. Dentre eles, destaco Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos, A Menina do Vale, da Bel Pesce e, este do qual eu comentarei agora.

Ganhei A Magia do Atendimento no Natal, em um combo que também veio O Jeito Disney de Encantar os Clientes (o próximo da minha lista de leituras, apesar de eu não ter uma lista de leituras), e de ambos eu não esperava nada mesmo que uma leitura dinâmica e agradável. Entretanto, Lee Cockerell​​, o autor de A Magia do Atendimento e vice-presidente executivo de operações do Walt Disney Resort trouxe em suas 39 regras essenciais para garantir serviços excepcionais muito mais que meras dicas "robóticas" para convencer o cliente. O autor misturou toda a sua experiência no setor hoteleiro e de atendimento com a sua experiência de vida, como cliente e como ser humano.
Um dos aspectos que me chamam mais atenção quando estou lendo um livro é o quanto aquele que escreve deixa os leitores adentrarem a sua vida, seus pensamentos e suas fraquezas. É exatamente isso que acontece na obra de Cockerell, ele narra desde os grandes erros que cometeu em ambiente corporativo até as pequenas discussões com a esposa em seu íntimo. Essas relações que o autor apresenta em seus tópicos me deixaram mais atenta aos detalhes das entrelinhas e trouxeram mais curiosidade pelas historinhas que viriam a seguir.

​Caso você seja um leitor assíduo por um ou dois gêneros de leitura, recomendo muito que dê uma chance aos livros de negócio. A Magia do Atendimento é um livro para quem realmente não quer entender o mundo como um sistema, é quem quer saber por onde começar a ser mais tolerante e paciente e também pra alguém que por acaso lide com pessoas: todos nós. Durante toda a minha leitura, lembrei do preceito de Auggie em Extraordinário: "Quanto tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escola ser gentil."
Para quem seguir a dica de tirar um tempinho pra deslumbrar as palavras de Lee Cockerell, desejo que o livro encoraje-o e ajude-o como tem acrescentado do meu dia-a-dia.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário