segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

[Indicação de Filme] A Incrível História de Adaline

Título: A Incrível História de Adaline
Título original: The Age Of Adaline
Ano: 2015
Elenco: Blake Lively, Harrison Ford, Michiel Huisman, Kathy Baker
Direção: Lee Toland
Roteiro: J. Mills Goodloe, Salvador Paskowitz
Produção: Sidney Kimmel, Gary Lucchesi, Alix Madigan, Tom Rosenberg
Gênero: Drama, Romance, Fantasia
País: Estados Unidos

Sinopse: Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu na virada do século XX. Ela tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente de carro. Desde então, ela, milagrosamente, não consegue mais envelhecer, se tornando um ser imortal com a aparência de 29 anos. Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado. Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.





​Imagina só se algum dia você simplesmente parasse de envelhecer? Confesso que, a princípio, acharia essa ideia ótima, em especial por tirar o peso do tempo (que voa) sobre as etapas da vida. Porém, de uma forma muito simples (e até delicada), o filme A Incrível História de Adaline mostrou o lado obscuro de viver pra sempre.

A abençoada (ou não) em questão é Adaline​ Bowman, uma jovem nascida no início do século XX, que leva uma vida normal com sua filha pequena. Até que, aos vinte e nove anos de idade, a nossa personagem sofre um acidente de carro e - por alguma razão-científica-inexistente explicada pelo narrador do filme -, para de envelhecer. O que poderia ser tratado como vantagem é o drama da história. Décadas se passam e Adaline não permite-se criar vínculos com outras pessoas, nem com lugares e muito menos com seus próprios nomes que, de tempos em tempos, precisa ser trocado. 

Em uma festa de ano novo, Adaline conhece o belo, rico e bondoso Ellis (sim, desse jeito, bem clichê), e ele apaixona-se à primeira vista pela protagonista. Depois de algumas insistências, Adaline abre uma pequena brecha do seu coração e acaba parando em um final de semana na casa dos pais de Ellis. No momento que conhece - spoiler: reencontra - o pai dele, percebe o quanto está chegando perto de revelar o seu maior segredo.

Não posso dizer que A Incrível História de Adaline é realmente incrível a ponto de dar um nó no seu cérebro e fazer você acreditar nas explicações científicas esdrúxulas (e nada convincentes), muito menos que seja tão enigmático a ponto de trazer revelações surpreendentes que já não sejam premeditadas no decorrer do filme. Ok, é cheio de trivialidades. Porém, o que o torna especial é a sensação de fábula que a história (e os personagens) carregam, em seus figurinos e interpretações. Cenas simples, como das conversas de Adaline com sua idosa filha, demonstram a simplicidade do amor e o fardo de assistir as pessoas indo embora.

Arrisco dizer que esse tipo de enredo seria muito bem encaixado ao lado de contos como Cinderela, Braca de Neve ou Rapunzel. A diferença é que no caso de Adaline, a bruxa má é o tempo. Indico o filme pela delicadeza e mágica que carrega consigo.



Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário