sábado, 5 de dezembro de 2015

[Vale Ver #9] Lie To Me


Bom, hoje na coluna Vale Ver falarei de outra série que me deixa cheio de saudade. Lie to Me durou apenas três temporadas, 48 episódios e um cancelamento prematuro e injusto.

Lie to Me estreou pela FOX em janeiro de 2009 e teve seu último episódio exibido no final de janeiro de 2011. O enredo é bastante interessante. A série conta a vida de um grupo de especialistas em detectar mentiras. Liderados pelo Dr. Cal Lightman (Tim Roth), a The Lightman Group contava ainda com outros especialistas, como a Dra. Gillian Foster (Kelli Williams), Ria Torres (Monica Raymund) e Eli Loker (Brendan Hines).

A série e o próprio Cal Lightman foram baseados nos estudos de Paul Ekman, um psicólogo estadunidense que estudou as emoções e expressões faciais. Aposentou-se em 2004 e no ano de 2009 foi eleito entre as 100 pessoas mais influentes do planeta na edição de 11 de maio da revista Times.

Sendo baseada em estudos reais, a série conseguiu obter um ar mais verdadeiro na sua trama e, constantemente nos episódios. Foram mostrados fotos e/ou vídeos reais sobre determinada expressão que foi explicada. Confesso que muitas vezes fiquei tentando memorizar esses fisionomias pra em um evento real reconhecer o meliante mentiroso [kkkk].

Um caso interessante é os personagens. Eli Loker fala somente a verdade, nunca mente. Ria Torres tem o "dom" natural, não precisou ser treinada. A Dra. Gillian Foster percebe e não faz nada ou não percebe que seu marido está traindo. São personagens que dão toda uma dinâmica interessante para os episódios. Sem contar que também tem a filha adolescente do Cal Lightman, Emily Lightman (Hayley McFarland).

Não sei ao certo o porquê do cancelamento da série. Alguns dizem que foi por causa de baixa audiência. Mas, acredito que tenha muito mais coisa por baixo disso. A série chegou a bater a casa dos 7 milhões de espectadores e chegou a registrar mais de 2,0 nos números da demo (18-49 anos), que é o público alvo. Por isso digo que, pra mim, este não foi o principal motivo. Afinal, antes do cancelamento a Fox anunciou a produção de uma nova série, Terra Nova. E como era uma série que exigia muita verba para sua produção, já que levava muitos efeitos especiais, acredito que este fator foi um dos principais motivos para o cancelamento de Lie to Me e outras cinco séries do canal. Terra Nova durou somente uma temporada e Lie to Me não teve um encerramento merecido.

Sobre a abertura da série, foi uma das melhores que já vi. Eram flashs que mostravam micro expressões e tinha as descrições do que cada uma significava. Era simplesmente sensacional com a música Brand New Day do Ryan Star.


Por isso essa série faz tanta falta na minha grade de séries ativas. E até comecei a fazer uma mini maratona, mas outras atividades tiraram o foco dessa trajetória.

E vocês? Já assistiram Lie to Me? Sente falta dela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário