quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

[Resenha] Star Wars: Provação

Nome: Star Wars: Provação
Autor: Troy Denning
Edição: 1/2015
Editora: Aleph
Páginas: 408

Sinopse: UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.



Comentários:

Ano passado finalmente pude adentrar no fantástico universo de Star Wars e, assim como milhares de fãs pelo mundo, ansiar pela estreia do sétimo filme da franquia, que a propósito, entra em cartaz hoje. Todavia, demorei um pouco para embarcar também no universo estendido. E não foi por falta de vontade, mais uma questão de não saber bem por onde começar. Até que ganhei Star Wars: Provação em uma promoção do blog Além da Contracapa, há alguns dias pude ler e percebi que realmente deveria ter dado um jeito de começar antes.

A trama se passa aproximadamente quarenta anos depois de O Retorno de Jedi, cerca de uma década após o novo filme O Despertar da Força. Mas vale dizer que pelo livro trazer o selo Legends não significa que realmente é por onde a história vai, entenda melhor aqui. Tudo começa quando Lando Clarissian não comparece ao encontro que marcou com Han e Leia, mandando como mensageiro em seu lugar o jovem piloto de rebocador Omad Kaeg. Inicialmente desconfiados, os Solo logo percebem que o problema do amigo é mais sério do que imaginavam, principalmente depois de precisarem escapar lutando. Chamam pelo Grão-Mestre Jedi Luke Skywalker para conseguir informações e mandar ajuda. As coisas estão prestes a ficar muito feias.

Tendo como vilões os irmãos Craitheus e Marvid Qreph, a ex-Jedi Savara Raine e Mirtha Gev, a neta de Boba Fett, a aventura que se segue é repleta de conspirações, segredos e reviravoltas. Luke, Leia e Han já lutaram muito para manter o equilíbrio da Força, e tem muito o que fazer nessa que se diz a última aventura desse trio tão querido. Ainda existem segredos que não conhecem, batalhas para lutar, e tem muito mais a perder. E entre descobrir esquemas de corrupção, uso abusivo de biotecnologia e tudo mais que está por trás da pirataria que ameaça não só os negócios de Lando mas toda a galáxia terão que usar toda a experiencia que adquiriram ao longo da vida.

Partir de cara para um ponto tão distante da história de onde parei teve seus prós e contras. Começando pelos contras, precisamos lembrar que os trinta e dois anos que se passaram desde o lançamento do Episódio VI são trinta e dois anos de materiais extras lançados, o que significa que muita coisa aconteceu e preciso ficar a par de tudo. Felizmente, Denning teve o cuidado de resumir ao longo do enredo alguns pontos importantes que aconteceram até ali e/ou que levaram a tais circunstâncias. Mesmo assim, fiquei sentida por não ter acompanhado de forma plena acontecimentos como a transformação de Leia em Cavaleira Jedi, seu casamento com Han, o destino de seus filhos (bem como o de Chewbacca), a ascensão de Luke e como ele construiu uma família. Entre outras coisas. Me senti como se tivesse ficado em uma caverna num planeta deserto de uma galáxia muito, muito distante. Por outro lado, teve o ponto positivo de me apresentar rapidamente esses fatos importantes de modo que não estarei tão perdida quando chegar no cinema.

Outro ponto positivo é a trama em si. Fiquei apreensiva, ri e até me emocionei. Sempre ansiosa para ver o que aconteceria a seguir. O próximo plano, o próximo passo, como corrigiriam o que deu errado. Até porque não foram poucas as vezes em que tudo pareceu perdido. Uma bela cadeia de eventos envolvendo velhos conhecidos e novos nomes. Rever aqueles queridos personagens em um momento mais maduro e experiente foi ótimo, e o vilões não deixaram em nada a desejar. Sejam os irmãos Qreph com sua genialidade maligna ou Savara com sua frieza devastadora.

O livro apresenta uma narrativa em terceira pessoa intercalando os pontos de vista dos personagens, e possui a quantidade adequada de descrições para se mentalizar as imagens e manter a agilidade da trama. Os diálogos são ótimos, bem elaborados e condizentes. Chegou a ser fácil imaginar os atores interpretando tais falas. Alguns capítulos são um pouco longos, e talvez isso tenha contribuído para que minha leitura fosse um pouco mais lenta. Além de ter que prestar muita atenção para assimilar tantas informações. Mas isso não desmerece a obra, que recebeu um ótimo tratamento por parte da Editora Aleph.

Star Wars: Provação é uma boa amostra de como o universo Star Wars é amplo e rico, e que não é por menos que se tornou um grande ícone da cultura pop. Uma grande aventura que me permitiu ver mais um pouco de queridos personagens e mostrou que não há nada perder em explorar o universo expandido, muito pelo contrário. E é melhor eu andar logo com isso.

Que a Força esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário