sábado, 21 de novembro de 2015

[Resenha] O Mistério da Estrela - Stardust

Nome: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor: Neil Gaiman
Edição: 1/2008
Editora: Rocco
Páginas: 280

Sinopse: Tristan ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos veem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento.
A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristan se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.
Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristan, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.

Comentários:

Há uns bons anos mantive vontade de conferir algo escrito por Neil Gaiman, e pensei que O Mistério da Estrela – Stardust seria o começo perfeito. Uma vez que sua adaptação para o cinema está entre meus filmes favoritos. Adquiri o livro na convicção de que o leria em no máximo quinze dias, mas como ter um blog significa “nem sempre ler o que realmente quer”, foram-se dois anos até que finalmente pude conferir a obra. E não foi bem o que eu esperava.

Nossa história acontece em Muralha, um vilarejo há um dia de distância de Londres, na época em que Victória era a Rainha da Inglaterra. Mas antes dela se tornar uma viúva em luto eterno. O vilarejo recebe esse nome por causa da muralha em uma de suas extremidades que separa o mundo real da Terra Encantada. A passagem para o outro lado é extremamente proibida, e por isso a fenda na muralha é sempre guardada por dois vigias encarregados de barrar qualquer espertinho ou desavisado. Exceto por um único dia a cada nove anos durante a Feira de Primavera, quando a passagem é totalmente liberada.

Foi em um desses dias que o jovem Dunstan Thorn teve uma noite de amor com a bela e misteriosa criada da barraca onde comprou uma flor de vidro para sua amada. Nove meses depois, um cesto com um bebê chamado Tristan e um bilhete endereçado a Dunstan é deixado na muralha. O bebê cresceu e foi criado como filho de Dunstan com sua esposa Bridgit, além de ser o garoto esquisito de Muralha. Aos dezessete anos Tristan Thorn é um jovem apaixonado por Vitória Forester, a moça mais bela do vilarejo e que não dá a mínima para ele. Até que certa noite, em que Tristan levava Vitória para casa, os dois parar numa campina onde o rapaz começou a prometer mundos e fundos por um beijos da moça ou sua mão em casamento. Eis que ela promete que se ele trouxesse a estrela que ambos viram cair nas terras além da muralha, poderia ter o que seu coração desejasse.

Vitória bem pensou que ele iria se acovardar e desistir, mas Tristan estava determinado. Assim embarcou numa jornada transformadora, com direito a um colar misterioso, irmãos avarentos lutando pelo poder de um reino sem Rei, homenzinhos peludos e piratas voadores. E se ele pensava que a maior descoberta seria de que a estrela é uma bela moça chamada Yvaine (cuja três velhas bruxas querem devorar o coração a fim de recuperar a juventude há muito perdida), mal desconfia que a maior descoberta dessa jornada será sobre si mesmo.

Com uma narrativa em terceira pessoa que apresenta belamente os fatos, Neil Gaiman usa do bom humor para levar o leitor por um incrível mundo onde tudo é possível. Do encantador ao bizarro. Essa tênue linha entre o belo e o terrível faz de O Mistério da Estrela – Stadust um conto de fadas moderno para adultos, onde mesmo viajando pela Terra Encantada é permitido manter um pé no mundo real. Porém, não posso dizer que me envolvi totalmente com a leitura que chegou a se mostrar um tanto arrastada em alguns momentos, e a culpa não foi apenas dos longos capítulos.

Estranho dizer – e talvez corro o risco de ser linchada por isso – mas a adaptação para o cinema feita em 2007 foi melhor sucedida em contar essa história. O filme estrelado por Charlie Cox, Claire Danes, Michelle Pfeiffer e Robert De Niro apresenta sim muitas diferenças, mas que só deixaram a trama ainda mais interessante. Claro que as fortes e cativantes personalidades de Yvaine e Tristan, bem como as artimanhas da bruxa que quer o coração da estrela, estão presentes no livro e isso já torna a leitura satisfatória. Mas de todas as mudanças feitas na adaptação as mais marcantes dizem respeito aos piratas voadores e principalmente ao final. Digo, enquanto o desfecho do livro me pareceu rápido e fácil demais, o da adaptação é repleto de ação e emoção. Sem mencionar que contém fatos mais condizentes com a trama. O engraçado é que o próprio Gaiman participou do roteiro e produção do filme, o que me deixa com certa sensação de que o livro serviu como rascunho e o filme é a versão final melhorada. Mas ambos tem seu valor.

Sobre a edição não há o que reclamar, muito pelo contrario. A Editora Rocco fez um trabalho bem caprichoso. A arte da capa e as ilustrações minimalistas que abrem cada capítulo foram feitas pela artista Janaina Tokitaka. O que traz um diferencial da edição original com ilustrações de Charles Vess, o responsável também pelas artes da versão em graphic novel de Stardust.

Apesar de não ter sido tão gratificante quanto esperava, O Mistério da Estrela – Stardust cumpriu seu papel em me apresentar a lírica e cativante de Neil Gaiman. Deixando-me desde já muito curiosa para conferir suas outras obras. A questão apenas é qual será a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário