terça-feira, 13 de outubro de 2015

Especial Jogos Vorazes - Em Chamas [#Parte2]


Lembre-se de quem é o inimigo!


Aê! Chegamos a segunda parte do especial do Constantes & Variáveis sobre os filmes da quadrilogia Jogos Vorazes e, seguindo a ordem cronológica, é a vez de falar sobre Em Chamas! Espero que curtam, relembrem comigo e fiquem mais ansiosos com a estreia do final dessa trama que todos amam. _|||_

Bom, pra quem ainda não leu o livro 2 da trilogia ou assistiu o segundo filme, é bom avisar que poderá conter spoilers abaixo. Tentei evitar isso no primeiro especial, mas nesse segundo será quase impossível. Vamos lá? Se continuar, é por sua conta em risco. ;)

O segundo filme da quadrilogia Jogos Vorazes, e da trilogia de mesmo nome, continua seguindo a vida dos amantes desafortunados do Distrito 12. Nessa sequência, acompanhamos as consequências da atitude que Katniss e Peeta tomaram na finalização da 74ª Edição dos Jogos Vorazes. Relembrando, ambos desafiaram os Idealizadores dos Jogos ao tentarem evitar que a edição em questão tivesse um vencedor e o resultado foi a possibilidade que o casal continuassem vivos e saíssem vitoriosos da arena, algo que nunca aconteceu na história do país e do reality. Tal atitude não agradou o Presidente Snow bafo de sangue. Nessa continuação, algo que eu gostei muito, foi a transparência, por assim dizer, aos problemas psicológicos que a Katniss enfrenta devido a ultima edição dos Jogos. Pesadelos, visões e tormentos deram um ar de veracidade à trama. Deixaram muito mais verdadeiros os acontecimentos. O que no livro, por descrever os pensamentos da Katniss, fica bastante evidente, o filme não fez feio.

Veja bem. O país está em certa desgraça. Muitos não aceitam os Jogos e a repressão da Capital. Quando uma menina se voluntaria para ir aos Jogos, tentando salvar sua irmã de um fim terrível, e ela consegue sair vitoriosa e viva, mesmo desafiando a Capital e as regras dos Jogos, a população de Panem, dos 12 distritos, enxergam essa atitude como uma "faísca", um "fósforo perto de um tanque de combustível". A revolução toma forma e força. Levantes populares e a esperança do tordo (Katniss) salvar toda a população, ascende nos corações daqueles cansados da repressão e desesperados por mudança.

Pois bem, o filme segue os mesmos acontecimentos do livro, adaptando de forma extremamente fiel. Mais uma vez, Jogos Vorazes surpreende nesse quesito. Metade do filme se passa no momento anterior à 75ª Edição dos Jogos Vorazes, e, como as regras dizem, a cada 25 anos é comemorado o Massacre Quartenário, em que a cada edição desse Massacre, existe uma surpresa. Ah, vale falar que esses momentos anteriores se passam na Turnê da Vitória, em que o vencedor dos Jogos anteriores, no caso vencedores, passarão em cada distrito cumprimentando as famílias dos tributos mortos na arena e o destino final será a Capital, mais precisamente no Palácio Presidencial. É importante falar sobre a visita do Presidente Snow a Katniss, e sua conversa sobre as atitudes da jovem moça, o início da rebelião e sobre seu amor por Peeta.

Bom, sem mais delongas, o filme, como falei, é muito bem adaptado. Entretanto, existiram algumas cenas do livro que achei necessárias no filme e não aconteceram. Como é o caso da mudança do envelope contendo a surpresa da 3ª edição do Massacre Quartenário, que no livro é importante, pelo menos pra mim, e no filme não foi mostrado. Outro ponto, é a dica que Plutarch dá para Katniss na festa no Palácio (cena do relógio). E outro ponto é a cena da floresta, em que Katniss encontra com duas pessoas indo para o Distrito 13. Não sei vocês, mas, pra mim, essas três cenas são importantes no livro e que deveriam ser inseridas no filme.

Com o sucesso do primeiro filme, vem também a melhoria em alguns pontos no segundo, como imagens. A edição, efeitos especiais, tudo relacionado com imagens ficou muito superior nesse segundo filme. Ficou muito mais evidente o estilo fútil da Capital, a pobreza de certos distritos, como também o desenvolvimento dos personagens. Enfim, a qualidade melhorou bastante em relação ao primeiro.

Não quero falar muito mais sobre o filme para não entregar informações importantes. Só digo que: Matar ou morrer? Não há escolha. Na Arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam!

Sem dúvidas nenhuma, até agora, Jogos Vorazes - Em Chamas é o melhor filme da quadrilogia. Mais ação, mais emoção, mais drama e acontecimentos bombásticos. Assim como o livro, o filme se tornou o meu favorito.

Observações:
#1 - Quase que não assisto esse filme no cinema. Fui assistir outro filme com colegas da faculdade, chegando lá ocorreu um problema com a máquina e fomos correndo trocar o ingresso para ver Jogos Vorazes. Momentos que ficam na memória..rs

#2 - Lembro como hoje o baita susto que tomei na cena dos macacos quando eles estavam na arena..rs

#3 - Após a saída de Gary Ross, que dirigiu o primeiro filme das adaptações, vários diretores estiveram cotados para Jogos Vorazes - Em Chamas. Francis Lawrence acabou assumindo a direção e permanece até o último filme da quadrilogia;

#4 - O cantor e compositor Ed Sheeran apresentou três canções para serem incluídas na trilha sonora de Jogos Vorazes - Em Chamas. Todas foram recusadas;

#5 - O Brasil foi o primeiro país a estrear The Hunger Games: Catching Fire, uma estratégia do estúdio Lionsgate para aproveitar o feriado de Proclamação da República;

#6 - O segundo filme ficou no topo das bilheterias, desbancando Thor: The Dark World;

#7 - As bilheterias brasileiras computaram cerca de 1 milhão de espectadores, só no primeiro fim de semana. Segundo o site americano Box Office Mojo, a arrecadação chegou a 13 milhões de reais.


Confira a primeira parte do Especial e a Mega Resenha dos livros Jogos Vorazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário