quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Especial Jogos Vorazes - O Filme [#Parte1]


Olá pessoal! Bom, como esse ano teremos o final das adaptações da trilogia Jogos Vorazes para o cinema, resolvemos fazer uma edição especial de postagens aqui no Constantes & Variáveis sobre os filmes, recapitulando e fazendo uma análise sobre eles. Assim, a partir deste mês de setembro, teremos uma postagem especial falando sobre cada um dos filmes, certo? Então vamos lá!


Bom, o primeiro filme de adaptação da trilogia é do ano de 2012. Como grande apaixonado pela trilogia, não tenho muito o que falar de negativo do filme. Foi uma excelente adaptação, muito fiel ao livro e muito bem construído. Entretanto, todos nós já sabemos, que uma adaptação não consegue ser 100% fiel ao livro e com Jogos Vorazes não foi diferente.

Assim como os livros (e era de se estranhar se não fosse), o filme relata uma espécie de reality show no qual os 12 distritos, de um país chamado Panem, devem oferecer 2 tributos para lutarem até a morte em um jogo no qual o vencedor será coroado com as melhores riquezas da capital. Não preciso nem falar o quanto os moradores da capital (e de alguns distritos) adoram o programa. Vibram, torcem e acham absolutamente normal tudo o que acontece.

No decorrer da trama, a jovem Katniss se voluntaria para participar dos Jogos com o objetivo de salvar sua irmã que infelizmente foi sorteada pela primeira vez. Katniss acaba atraindo a atenção do público e, com seu parceiro do distrito, Peeta, recebem os carinhoso nome de Amantes Desafortunados. No final, muitos acharam previsível e outros não, os jovens dos Distrito 12 acabam contornando as regras e ambos saem vivos da arena dos Jogos. Mas nesse ponto, percebo uma certa "culpa" do Haymitch. Afinal, ele contribuiu para que o "chefe" dos Jogos mudasse as regras. Quem viu o filme sabe do que estou falando.

Enfim, é nesse ponto que toda a história dos filmes será desenrolada. A Capital, mais precisamento o Presidente Snow (bafo de sangue), não ficou satisfeito com a história vendida e com o resultado da 74ª Edição dos Jogos Vorazes. Uma fagulha de esperança para os distritos restantes nasceu. Uma revolução é percebida. Seria o fim do regime totalitário? Bom, fica pros próximos filmes!

Mas não poderia terminar de falar sobre aspectos importantes do filme. Como falei na postagem sobre os livros (leia aqui), os filmes são excelentes, entretanto os livros são superiores. Na versão escrita, lemos e conhecemos os mais profundos pensamentos da Katniss, seus desejos, anseios, problemas e críticas contra o mundo em que vivem. Modo de vestir, de maquiagem, costumes da população da Capital. Esse quesito não acontece nos filmes. Vemos, até certo ponto, um personagem "sem pensamentos", o que nos livros se torna pontos essenciais para o desenrolar da história.

Observações:
#1 - As atuações do elenco do filme é extremamente digna de premiações. São excelentes!

#2 - Em sua primeira semana, o longa conseguiu arrecadar 155 milhões de dólares, ficando com a terceira melhor estreia cinematográfica dos Estados Unidos, atrás de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 e Batman: O Cavaleiro das Trevas;

#3 - Jogos Vorazes ultrapassou a marca de 600 milhões de dólares no mundo inteiro;

#4 - No Brasil, estreou com um público de 481 mil pessoas em seu primeiro fim de semana e, ao todo, atraiu 1,9 milhão de espectadores;

#5 - Jennifer Lawrence estava escalada para protagonizar Savages (2012), de Oliver Stone, mas desistiu para atuar em Jogos Vorazes;

#6 - Como a história é narrada em um ambiente futurístico, conseguiram passar essa ideia no filme, onde tudo é manipulado, até mesmo a arena dos Jogos, tudo artificialmente criado;

Nenhum comentário:

Postar um comentário