sábado, 8 de agosto de 2015

Especial Dia dos Pais


Dia dos protetores e companheiros.

Hoje é dia de falar de pai (na verdade é amanhã, mas falaremos hoje porquê… Porque sim), aquele que deve ser um guardião e exemplo de moral. Ou apenas um homem que assumiu um responsabilidade. (Entendedores entenderão.)

Pode-se dizer que o conceito de pai é bastante amplo, visto que para muitas pessoas apenas a figura da mãe importa. Mas a verdade é que, às vezes sem perceber, todo mundo acaba elegendo uma figura paterna mesmo que sem nenhuma ligação de sangue. Como um vizinho ou um professor.

Mas vamos parar de filosofar! Fizemos uma pequena seleção de queridos pais das telinhas e telonas. Confira:



Almirante William Adama, pai de Lee “Apollo” e Zak (in memoriam), é o típico pai-militar-linha-dura em Battlestar Galactica. Mas também é capaz de belas demostrações de empatia e sentimento. É preciso força e dureza para mandar prender o próprio filho ou apenas dizer que ele está “mole e não só na aparência”. Mas também muito afeto para dizer que nunca deixaria de procurá-lo mesmo indo contra todas as probabilidades, e confiança para se mostrar abalado pelo que aconteceu com seu melhor amigo. Bill Adama se mostra notável porque ser pai é um pouco como comandar uma frota, nem sempre a melhor decisão a se tomar é a mais fácil.



Marlin, pai de Nemo em Procurando Nemo, faz o tipo pai superprotetor e também o papel de pãe. Já ouvi dizer que em uma situação de risco cada um tende a salvar sua própria vida, exceto as mães quando os filhos estão em perigo. Eu até acredito nisso, mas tenho certeza que muitos papais também carregam um instinto muito grande de proteção, assim como Marlin! Ele, que atravessou o oceano, fazendo o quê? Procurando Nemo! Seu peixinho desobediente, o único filhote que sobrou da tragédia que levou todos os irmãozinhos e a mãe de Nemo.



Henry Morgan não pode dizer a ninguém que Abe é seu filho em Forever por um motivo simples: descobrirão sua imortalidade. Mas isso não impede que os dois tenham uma relação de cumplicidade tão bonita quanto sua história. Henry encontrou Abe ainda bebê entre os sobreviventes da II Guerra Mundial - a beleza no meio da destruição - o resgatou e o adotou como filho. Sem saber que mais tarde Abe o resgataria da solidão. Dói muito não poder ver mais desses dois.



Nate Ford, em Leverage, fez de tudo para salvar seu filho. Depois de não resistir a um câncer, Nate perde seu filho numa situação extremamente dramática, quando sua companhia de seguros se recusa a pagar por um tratamento que poderia salvar a vida do pequeno Sam Ford. No desenrolar da trama, Nate “entra em decadência” e para vingar a morte de seu filho, entra para um mundo obscuro, tentando fazer justiça com as próprias mãos. Aqui, vemos o quão importante é a ligação entre um pai e um filho e ainda lembro de algo que sempre ouvi: “um pai não nasceu para enterrar seu próprio filho”.



Vito Corleone de The Godfather pode ser o “poderoso chefão” da máfia mas também é um grande chefe de família. Pai de Sonny, Fredo, Connie, Michael e ainda criou Tom Hagen como um dos seus, fez tudo o que fez para proteger sua família. Vito foi uma vítima da pobreza na Sicília e perdeu o próprio pai pelas mão da máfia, e decidiu que não tinha migrado para Nova York para que seus filhos simplesmente passassem pelo mesmo. Pois “um homem que não se dedica a famíla nunca será um homem de verdade”.



William Tate, em Believe, é aquele tipo de pai que caiu de paraquedas na situação, sem saber o que realmente estava acontecendo. Entretanto, os laços de amor, amizade e companheirismo entre um pai e um filho começam a se fortalecer até se tornar uma relação conjunta em que ambos necessitem sempre mais um do outro.


Sejá lá qual for o seu exemplo de figura paterna, agradeça-o por fazer parte da sua vida e por torná-lo a pessoa que é.

Feliz Dia dos Pais!


Texto por: Gabriela, Marina e Ítalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário