sexta-feira, 24 de julho de 2015

[Resenha] Anjos e Demônios

Nome: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Série: As Aventuras de Robert Langdon - Livro #1
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 464

Sinopse:
Antes de decifrar O Código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.

Comentários

Bom, começar a falar de Dan Brown e suas escritas? Logo eu? Sou meio suspeito para falar tanto do gênero dos quatro livros com o personagem do Robert quanto falar sobre o escritor. Brown consegue me surpreender em cada palavra lida e página virada. Consegue envolver na história e levar a outro mundo completamente diferente e distante. Meio que uma válvula de escape para mim, pois quando leio livros nesse estilo, viajo para fora do planeta Terra. Foi nesse pressuposto que fui levado a comprar e começar a ler "Alta Tensão" do Harlan Coben, já que me falaram que tinha uma escrita parecida com a de Dan Brown. Doce ilusão, mas enfim...

Eu comecei a ler os livros do Brown de uma forma completamente errada, cronologicamente falando, já que o primeiro livro a estourar foi "O Código da Vinci" e acredito eu que a maioria começou dessa forma, já que até os filmes inverteram a cronologia. Mas nada de muito exorbitante foi alterado nesse quesito. Porém, eu fui além. Li primeiro O Código, depois passei para O Símbolo Perdido, li Inferno e só por último fui ler Anjos e Demônios. Acredito eu que o motivo principal de protelar a leitura do livro foi devido, principalmente, ao filme. Então fiquei receoso de me decepcionar com um filme que tinha adorado, o que geralmente acontece. E não foi que aconteceu novamente?

Colocando adaptações cinematográficas a parte, Anjos e Demônios conseguiu me surpreender de uma forma maravilhosa. Não falo em relação ao desfecho e enredo do livro, pois esse é muito semelhante ao do filme (claro!). Mas especifico a questão dos detalhes que o filme não conseguiu demonstrar e/ou modificou para ser mais "cronologicamente correto", já que para o cinema, a primeira história do Robert foi decifrando O Código. Li o livro meio que com receio, pois já sabia o que aconteceria no final e tinha medo disse fazer com que eu perdesse a vontade de ler e parasse a leitura no meio da história, como aconteceu com alguns de meus amigos. Mas fico feliz de não ter acontecido isso comigo e ter aproveitado cada página desse maravilhoso livro.

Como falei, muitas coisas do livro foram mudadas no filme e isso foi ótimo, pois deixou que cada um tivesse sua particularidade. Mas não sei muito como falar sobre o livro sem que o filme passe na minha cabeça, entretanto vou tentar fazer o possível.

O livro começa muito diferente da adaptação (olha eu falando de novo do filme ¬¬), o que me deixou mais ansioso e espantado. Ponto positivo pois me fez ficar com mais vontade de ler e descobrir o que estaria diferente. Enfim, o enredo do livro retrata de uma possível ameaça ao Vaticano no dia em que ocorrerá o Conclave (eleição entre os cardeais da Igreja Católica para escolha de um novo Papa). Essa ameaça se torna mais evidente quando 4 cardeais, conhecidos como os Preferiti (os preferidos ao cargo), são sequestrados. E quem ai já não ouviu falar sobre os Illuminati? Pois bem, eles aparecem no livro como principais suspeitos, apesar de todos acharem e acreditarem que eles estão "extintos".

Um dos pontos fantásticos e magníficos que vejo em Dan Brown é conciliar a história com algo fictício. Claro que tem ajuda de sua esposa, formada em História da Arte, mas nada apaga o brilhantismo de dialogar com o leitor sobre pontos da história obscuros ou que muitos não conhecem. Fantástico por isso e acaba contribuindo para uma história cada vez mais envolvente. O que não foi diferente com Anjos e Demônios. Brown conseguiu misturar a questão religiosa e científica em um único livro, mas conseguiu fazê-lo de forma envolvente e magnífica. Só para ficar claro, a ameaça ao Vaticano vem decorrente de um tubo em que dentro está uma partícula de antimatéria, e como é antimatéria, se entrasse em contato com a matéria, resultaria em explosão. Seria algo como uma bomba moderna.

Dan Brown conseguiu, com maestria, envolver esses elementos e trazer novamente o passado em relação a essas discussões sobre religião X ciências. Assim como O Símbolo e Inferno e O Código, Dan Brown não dá nenhuma pista sobre o desfecho do livro e sobre mudanças na seguimento da trama (o que me faz pensar "como uma pessoa tem uma mente dessas???" Já que eu provavelmente não conseguiria fazer algo nem que chegasse aos pés, não, não, nem que chegasse ao pó deixado pela sandália"). Como eu tinha visto o filme, o final ficou muito óbvio e desde o início do livro eu já tava "ah esse cara ta fingindo, todo mundo não sabe que foi ele não?". Mas como eu disse, muitas coisas foram mudadas no filme o que permitiu que eu me envolvesse e me surpreendesse mais no livro.

Pra quem ainda não leu ou quem não quer ler por conta do filme, #FicaaDica! Leia o livro! É extremamente superior ao filme, surpreendentemente fantástico e envolvente. Só não falo que é o melhor livro, pois pra mim o melhor é Inferno, seguido de O Símbolo Perdido e quem sabe, quem sabe, Anjos e Demônios está em terceiro lugar. Acho que tá mais pra empate entre ele e O Código. Falando em filmes e livros, ainda tenho que ler novamente o Inferno (ficou estranha a colocação..rs) pois o filme vem ai e quero estar atualizado com o livro e relembrar o que já li. Quem sabe a próxima resenha não vai ser dele?

Uma nota final sobre o livro: prefiro a capa que ilustra essa resenha. A outra, a vermelha, não caiu muito no meu gosto. Acho que ficou faltando alguma coisa a mais, um toque especial, digamos... uma "mistura" de anjos e demônios, algo relacionado com o "bem e o mal", o "bom e o ruim", o que pra mim, essa ilustração, apesar de estar relacionada com o filme, transmite essa dualidade presente no filme.

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dos meus comentários sobre essa obra maravilhosa. Aproveita ai e comenta se você já leu e o que achou sobre o livro ou sobre a adaptação. ;)
Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário