segunda-feira, 6 de julho de 2015

[Depósito de Animações #6] UP Altas Aventuras

Título: UP Altas Aventuras
Título original: UP
Ano: 2009
Estúdio: Pixar Animation Studios
Direção: Pete Docter 
Roteiro: Pete Docter e Bob Peterson

Sinopse: Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell , um menino de 8 anos.



Não tem sensação melhor que terminar de assistir a um filme e se perguntar: "Por que eu não vi isto antes?" Pois é, este foi meu caso com UP Altas Aventuras, uma animação que eu fui assistir alguns anos após o lançamento.

UP conta a história entre o casal Ellie e Fredricksen, que apaixonaram-se na infância e desfrutaram de um lindo "felizes para sempre" recheado de planos. Mas até nas histórias mais bonitas existe um final - se é assim que eu posso chamar -, alguém vai embora primeiro e foi ela, a sonhadora Ellie. E aí está algo difícil de lidar: perdas. O Sr. Fredricksen não conseguiu superar a ida da amada e acabou tornando-se um verdadeiro velho rabugento (perdoem-me a expressão, mas nenhuma outra se encaixaria melhor). Até que surge o pequeno Russell para mudar (e atrapalhar?) a vida de Sr. Fredricksen, ou melhor dizendo, para dar continuidade a vida do velhinho.

De uma forma tão sutil quando impactante, UP mostra grandes lições de vida e principalmente o quanto é importante levar os sonhos ao máximo que puder. Além disso, demonstra a importância do riso e do recomeçar. Ensina esse tipo de coisa, esses clichês que não poderiam ser mais verdadeiros do que são.

A imagem que eu tinha sobre UP - consequentemente a mais famosa da animação - era aquela casinha sendo erguida por milhares de balões coloridos, e confesso que não esperava tanto do roteiro quando assisti, pelo menos não até as primeiras cenas que hoje estão na lista memorial das mais emocionantes que já vi.

UP Altas Aventuras é uma animação bem completa, parece que se mexer, estraga. Porém, tenho muito - mas muita - curiosidade de saber mais sobre a vida de Russell, que é pouco explorada no filme. Que venha a próxima página do livro de aventuras!

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário