sábado, 27 de junho de 2015

[Indicação de Filme] O Coração Corajoso de Irena Sendler

Título: O Coração Corajoso de Irena Sendler
Título original: The Courageous Heart of Irena Sendler
Ano: 2009
Elenco: Anna Paquin, Marcia Gay Harden, Goran Visnjic, Gintaire Cepukonye
Direção: John Kent Harrison
Roteiro: John Kent Harrison, Larry Spagnola
Produção: Jeff Most, Jeff Rice, Brent Shields
Trilha Sonora: Jan A.P. Kaczmarek
Gênero: Biografia, Drama
Tempo: 96min
Censura: 14 anos
País: Estados Unidos

Sinopse: Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazistas. Filme produzido para a televisão, que foi indicado a vários Prémios Emmy


✖✖✖

Tinha a intenção de comentar sobre esse filme em janeiro, na semana em que se completaram 70 anos do fechamento do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Infelizmente não consegui naquela ocasião, mas de qualquer forma ainda estamos no ano que marca o septuagenário do fim da II Guerra Mundial. E um filme como esse merece ser comentado em qualquer momento.

A produção conta a história de Irena Sendler, que foi magistralmente interpretada por Anna Paquin ganhadora do Globo de Ouro em 2010 pela performance. Uma assistente social que não se conformava com o fato de pessoas inocentes serem mandadas para campos de concentração por causa de sua religião ou etnia. Ela só podia salvar as crianças, e não se importou em arriscar a própria vida para salvar o maior número possível.

Apesar de não ser exatamente aclamado em críticas especializadas, gostei muito do filme. É uma ótima história e ganha por mostrar um pouco de humanidade naquela época. Achei interessante mostrarem que Irena em certo momento sentiu um pouco de remorso por separar as crianças judias de suas famílias para que elas fossem adotadas por outros, até que sua mãe reforçou que ela estava fazendo o certo. Era a única maneira de salvá-las e as famílias sabiam disso.

No final são mostradas imagens reais e uma pequena entrevista com a verdadeira Irena Sendler, que se não me engano foi a última que deu. E mencionou que mesmo com tudo o que passou e as torturas que sofreu, faria tudo de novo para salvar as mais de 2500 crianças. Tragédias como o holocausto devem ser lembradas para não serem repetidas, da mesma forma que devemos manter vivas em nossa memória pessoas como Irena Sendler para nos espelharmos em seus atos de bravura.


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário