quinta-feira, 6 de março de 2014

[Resenha] O Hobbit

Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Edição: 5/2012
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 296

Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.






Comentários:

Continuando minha jornada pela Terra Média e o Universo meticulosamente criado por J. R. R. Tolkien, agora foi a vez de me aventurar com O Hobbit. Um livro que faz jus a todas as atribuições que lhe são dadas. O verdadeiro significado da palavra aventura. Que surpreende, entretêm, marca e arrebata quem lê.

O Hobbit surgiu como uma história que Tolkien contava para seus filhos, até que resolveu tentar publicá-la. E graças a Ilúvatar que ele o fez! Ou não teríamos alguns dos melhores livros já escritos pelo homem. (Nessa conta incluo não só os livros do próprio Tolkien, mas de todos os escritores que o tem como inspiração.) E o livro é tido até hoje como uma das melhores obras da literatura infantil.

Nosso protagonista é Bilbo Bolseiro, um hobbit que não gosta de aventuras e gosta da segurança e conforto de sua toca. Até que em um belo dia o mago Gandalf o procura, e no dia seguinte Gandalf leva treze anões para a toca do hobbit para planejar uma aventura. Essa aventura consiste em reaver os tesouros dos antepassados de Thorin, que foram tomados pelo terrível dragão Smaug. Bilbo seria o ladrão dessa jornada, e acha isso um terrível engano. Mas quando os anões começaram a questionar a escolha de Gandalf, o hobbit não gosta de ser subestimado e aceita o cargo.

Então uma grande aventura se desenrola por terras inóspitas onde perigos iminentes espreitam. Há alguns momentos de tranquilidade e alegria, mas não duram muito. Tudo narrado com beleza e um toque de humor. Falar de Tolkien é difícil, mas posso dizer que amo cada vez mais sua escrita. Se a leitura de O Silmarillion foi lenta, a leitura de O Hobbit foi bem mais ágil e terminada em poucas sessões. Claro que este segundo é mais leve, com uma narrativa mais simples e mais diálogos, mas também mais agradável.

O Hobbit tem ótimas mensagens e passagens. Fala sobre amizade, honra, confiança e crescimento. Principalmente no que diz respeito a Bilbo, que tem um amadurecimento notável no decorrer do livro. Li que Tolkien usou de suas experiências na I Guerra Mundial para escrever o livro, e de fato faz ótimas análises sobre guerras. Além das metáforas sobre o que a ambição por grandes tesouros pode fazer com as pessoas.

Li também que o lançamento de O Senhor dos Anéis fez Tolkien alterar o texto de O Hobbit, mudanças que foram efetuadas na 2ª edição britânica e perduram até hoje. A principal diz respeito a Gollum, que originalmente era um personagem amigável e apostava o anel com Bilbo por vontade própria. Dito isso, acho até que seria interessante ler a 1ª edição. Embora acredito que deva ser difícil (e caro) consegui-la.

Sobre a edição que li em específico, geralmente não gosto muito de capas de filmes mas ganhei essa. Todavia, gostei dessa, principalmente porque não é tão explicito que se trata de uma capa de filme. E no interior mantiveram todas as ilustrações (inclusive as coloridas) e os mapas originais de Tolkien. Um trabalho realmente primoroso.


Para encerrar, digo que O Hobbit é uma bela aventura e que deveria ser lido até por quem não gosta delas. Pois creio que assim como Bilbo, acabará mudando de opinião sobre elas. É uma leitura empolgante, que se revesa em ser divertida e intensa. Trás muitas morais e personagens agradáveis dos quais queremos sempre mais. E podemos sempre tê-los por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário