domingo, 30 de março de 2014

As Mulheres de Alias


No que diz respeito às mulheres, ALIAS (2001-2006) é uma séries repleta delas. As personalidades femininas criadas por J.J. Abrams se destacam por suas respectivas valentias no mundo da espionagem. Uma bravura definida pelo caráter de cada uma, e a favor dos seus interesses.
As principais possuem histórias diferentes, complicadas e até sofridas, mas igualmente relacionadas. Tudo acaba girando em torno da nossa protagonista Sydney Bristow (vivida por Jennifer Garner), uma moça recrutada ainda na faculdade por um departamento secreto chamado de SD-6, ao qual ela acreditava ser da Agência de Inteligência Civil do Governo Americano, mais conhecida por CIA.



Sydney, ao longo da trama, vive uma história dupla, de estudante a agente secreta; uma vida difícil e repleta de perdas e perigo. Para início de conversa, por exemplo, ela perde seu noivo após ele descobrir com o que ela realmente trabalha; seu pai é uma pessoa que ela mal conhece; sua mãe está aparentemente morta; e sua vida se torna um inferno quando ela descobre trabalhar para uma rede criminosa mundial, conhecida como a "Aliança dos 12".
São muitas as reviravoltas que a fazem buscar o caminho mais lógico: ajudar a verdadeira CIA a acabar com a SD-6. Nesse percurso todo, Sydney se deparada com outras mulheres tão determinadas quanto ela. O mais bacana é que todas ganharam um espaço patente nessa luta corajosa que envolve poder e ameaças acima de quaisquer coisas, até mesmo as que fizeram uma pequena participação. E são elas:


Irina Derevko (Lena Olin), mãe de Sydney, foi uma ex-espiã russa, que durante a década de 1970 foi enviada para os Estados Unidos com o objetivo de seduzir e se casar com Jack Bristow, pai de Syndey. A missão consistia em roubar informações dele sobre um projeto em que ele estava trabalhando. Ela se torna uma assassina fria e manipuladora. Na realidade, nunca se sabe se ela é confiável. Uma das personagens mais imprevisíveis de ALIAS.


Anna Espinosa (Gina Torres) é uma espiã soviética, devota da profecia de Milo Rambaldi (que para quem não sabe, envolve os principais mistérios da série). Ela é uma vilã obcecada com a realização do trabalho de Rambaldi, e embora suas aparições na trama sejam poucas, ela é uma das principais rivais de Sydney, e a que nos proporciona ótimos episódios com embates e lutas de tirar o fôlego. Inclusive, não posso deixar de observar sua aparição no 100 º episódio da série, intitulado "Há somente uma Sydney Bristow", ao qual Espinosa se transforma geneticamente em Sydney depois de ter em mãos a coleta de seu DNA após roubar página 47 da profecia de Rambaldi, que traz uma mulher que carrega muitas semelhanças de Sydney. Neste ponto, Jennifer Garner assumiu a representação da personagem.


Lauren Reed (Melissa George) possui uma ligação com a NSC na CIA. Ela aparece apenas na terceira temporada como esposa de Michael Vaughn. Para quem ainda não viu a série, Vaughn é o contato de Sydney na verdadeira CIA, e ao longo da trama ambos acabam criando fortes laços que vão além do profissional. Com o desaparecimento de Sydney durante dois anos (ela foi dada como morta, inclusive), Vaughn resolve seguir em frente. Mais a verdade é que Lauren revela-se uma toupeira enviado para vigiar Vaughn e roubar informações cruciais da CIA. Lauren Reed aparentava ser totalmente do bem, mas sua máscara caiu com o retorno de Sydney, dando aos fãs e demais telespectadores uma 3º season finale eletrizante e de cair o queixo. Uma vilã ousada e bastante cruel, sem dúvidas.


Nadia Santos (Mía Maestro) é meia-irmã de Sydney, que só é introduzida no final da terceira temporada da série. Ela é filha de Irina Derevko e Arvin Sloane (Sloane é o principal vilão da série). Nadia é "O Passageiro", uma pessoa que fornece uma linha direta para Rambaldi. Antes de entrar para a CIA, ela trabalhou para a inteligência argentina. Uma moça doce, guerreira e que acaba criando uma bela amizade com Sydney. Sua participação foi tão respeitável que ela acabou participando de toda a temporada seguinte, lutando com a irmã em prol dos seus ideais.
Além destas, existem várias outras personalidades notáveis que abrilhantaram a história de ALIAS, série repleta de personagens femininas marcantes, das mocinhas às vilãs. Para alguns a história pode não fazer tanto sentido, mas no mundo da espionagem, tudo é possível. Essa é uma história em que as mulheres se dispõem a viver diariamente os perigos impostos pela vida secreta de espiã. Para mim todas são audaciosas, fortes e corajosas, e dando ênfase a Sydney, ela se enquadra nessas características porque toda sua luta valeu a pena... no fim, ela ganhou a vida normal que tanto desejou. Concluo dizendo que ela me ensinou a enfrentar os desafios da vida, por mais insanos que sejam, pois com bravura todos os nossos ideais podem ser alcançados.


Este texto é a versão completa do que foi mostrado no Especial Dia das Mulheres
que foi maravilhosamente escrito por Francielle Couto Santos, Universo Literário.
Não pude deixar de postá-lo na integra. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário