sexta-feira, 14 de março de 2014

Almost Human – Balanço da 1ª temporada


Ser ou não ser humano?

A série já dividia opiniões antes mesmo de estrear pelo velho motivo “não é inovadora”. Qualquer um é capaz de reconhecer que robôs policiais não são nenhuma novidade, mas isso não é totalmente relevante. O que é de fato relevante é se o enredo é bem conduzido, e, no caso de uma série policial, se os casos são bem montados. Particularmente gostei muito do que foi mostrado em Almost Human, mas com algumas ressalvas.

Nessa 1ª temporada de treze episódios a trama teve um desempenho ótimo. Apenas uns três episódios foram medianos, mas nada realmente ruim. Os casos foram instigantes, e a tecnologia aplicada (tanto para cometê-los quanto para resolvê-los) ao mesmo tempo que parece absurda nos faz pensar se não estamos mesmo caminhando para isso. Como uma arma com tiros guiados por um GPS que segue o DNA do alvo, ou uma cirurgia plástica feita por nanorrobôs que alteram o DNA e assim não deixam nenhuma cicatriz.

Mas além dos androides e nanotecnologia o que me agradou muito foram o cromos, humanos geneticamente modificados ainda no útero para serem perfeitos em tudo. Beleza, saúde, inteligência... Os cromos tem tudo isso em nível máximo, e até formam um tipo de sociedade a parte. A Detetive Valerie é um deles, e é menosprezada por seus semelhantes por ter escolhido a carreira policial. Afinal os cromos são gênios natos. Criados para serem cientistas revolucionários, artistas renomados, super atletas, e não ter profissões ditas “comuns”. Mas Valerie escolheu ajudar as pessoas de perto. Isso levanta a questão do que nascemos ou fomos criados pra fazer e o que escolhemos.


Claro que o ponto alto sempre será a dupla Kennex e Dorian, os “quase humanos” que dão título à série. Em um primeiro vislumbre isso parece se dirigir apenas a Dorian, afinal ele é um androide com com um software chamado de “alma sintética”. Mas Kennex com todos seus traumas e acessos de raiva por vezes parece menos humano que seu parceiro robótico. Todavia, o humano que praticamente deixou sua humanidade de lado e o robô de uma série que deu defeito formaram uma grande dupla. Auxiliando um ao outro em sua panes e falhas no sistema. Mesmo que as vezes precisem da intervenção da Capitã Maldonado ou de Rudy.

Não dá pra falar dos dois sem mencionar o desempenho de seus interpretes. Karl Urban é perfeito principalmente quando Kennex usa do sarcasmo pra esconder o que realmente sente. A cena na terapia de controle da raiva foi épica. Mas quando se trata de Michael Ealy, aí é que está o segredo da série. Já o tinha visto na finada Common Law e em filmes como Ladrões e Sete Vidas, sábia que é um ótimo ator. Só que aqui em Almost Human ele tem dado tudo de si. Ealy faz Dorian parecer o robô que ele é mas ao mesmo tempo o humano que foi programado pra ser. É difícil de explicar. E o que dizer dos dois Dorians no 1x06 (Arrhythmia) que quase levou Kennex a loucura total? Ou quando Dorian deu defeito e só falava coreano. Sem falar quando Dorian começa a cantar só pra irritar Kennex. Bennie and the Jets nunca mais será a mesma música.


Mas nem tudo são flores, e a série pecou na pior hora em que poderia pecar: no season finale. Não digo que foi ruim, foi até muito bom. Mas sabe aquela tensão do início ao fim e o plot de explodir cérebros e querer arrancar o próprio coração que o season finale precisa ter? Não teve. Almost Human teve sim ótimos plots mostrados no decorrer da temporada. Como a própria noiva de Kennex que se revelou uma traidora da Nação e o tratamento que ele faz para recuperar as memórias do dia do incidente. Mas principalmente o retorno de Danica, uma DRN super avançada que sozinha causou um dos maiores massacres e que levou os demais DRNs a ficarem loucos, e o Dr. Nigel, o cientista criador dos DRN e MX. Sem falar do Muro, que não foi totalmente explicado. Esses três elementos foram apresentados no 1x09 (Unbound), mas absolutamente nada foi resgatado no season finale.

A única coisa que diz respeito a trama central que foi abordada no season finale foi a aprovação de Dorian para continuar ativo e parceiro de Kennex, o que foi muito legal, e saber um pouco sobre o passado do pai de Kennex como policial. Isso foi bom, mas não de fazer questionar como viver os próximos meses até o retorno da série. Isso é indispensável, ainda mais se audiência anda meio capenga, como é o caso de Almost Human. O difícil é saber de quem é a culpa. Me recuso a pensar que foi de JJ Abrams, quem acompanhou Alias, Lost, Fringe e Person of Interest sabe como essas séries tiveram seasons finales nada menos que fodásticos. O mesmo digo de J H Wyman, que conduziu brilhantemente os últimos anos de Fringe. Só não posso defender a FOX. A emissora tem o péssimo hábito de interferir em suas produções e até alterar a ordem cronológica dos episódios. Fringe e Touch são bons exemplos de séries que sofreram desse abuso. Mas em Almost Human não se contentaram em alterar um ou dois episódios como nas duas que citei, mas mudaram quase TODA a ordem da temporada. Vejam abaixo como foi a exibição dos episódios e como deveria ter sido entre parênteses:

1x01 Pilot
1x02 Skin (1x05)
1x03 Are You Receiving? (1x06)
1x04 The Bends (1x07)
1x05 Blood Brothers (1x08)
1x06 Arrythmia (1x03)
1x07 Simon Says (1x10)
1x08 You Are Here (1x02)
1x09 Unbound
1x10 Perception (1x04)
1x11 Disrupt
1x12 Beholder
1x13 Straw Man

Percebam que dos treze episódios oito foram exibidos fora de ordem. Aí você diz “ah, mas foram só fillers”. Admito que todos foram fillers, mas implicou em descobrirmos coisas muito tarde ou antes da hora. Um bom exemplo são os cromos que nos deveriam ter sido apresentados no 1x04 e não 1x10. Não, nada disso interfere no season finale. O 1x13 era pra ser mesmo o 1x13. O que questiono é: Straw Man é mesmo o final da temporada ou FOX engavetou o verdadeiro season finale? Pois como episódio ele foi ótimo, mas não como encerramento de temporada.

Como já disse, a audiência foi bem baixa e a falta de um season finale de explodir mentes complica ainda mais a situação. Mas milagres acontecem. Adorei Almost Human e gostaria de poder acompanhar Kennex e Dorian por mais algumas temporadas. Acredito que com uma boa mexida podemos ter uma trama central que dominará a série. Mas agora só resta torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário