quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Maratona de Vícios #08]: Sherlock


Brainy is the new sexy.

Dê o play!

Há muito tempo que eu queria ver essa série, mas uma coisa me incomodava: os hiatos extremamente longos. Pensava “e se de fato eu viciar, como vou poder esperar anos por uma nova temporada?”. Mas com a 3ª temporada prestes a estrear, não restaram duvidas. Assisti tudo. E agora vejo que talvez teria sido mais prudente esperar mais alguns dias, pois a ansiedade já está me matando.

Sherlock é mais que uma adaptação televisiva dos contos e romances de Sir Arthur Conan Doyle, é uma grande e verdadeira repaginada em suas histórias. Trazendo suas intricadas tramas policiais da Era Vitoriana direto para os dias atuais. Ou pelo menos é o que dizem, ainda não li os livros. Mas já estou com boa parte deles aqui e assim que lê-los poderei de fato comparar. De qualquer forma, se for pra levar em conta apenas este Sherlock contemporâneo, já estou completa e profundamente encantada.



A história começa quando Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e Dr. John Watson (Martin Freeman) se conhecem, apresentados por um amigo em comum chamado Jimmy (James Duncan). Isso porque Jimmy teria ouvido no mesmo dia tanto de Sherlock quanto de John que não existia ninguém que quisesse dividir um apartamento com eles. E os dois acabem indo morar no 221B Baker Street, tornando-se inquilinos da adorável Sra. Hudson (Una Stubbs) que constantemente precisa lembrá-los de que não é a empregada deles. Mesmo assim ela os ama.

John acabou de voltar da Guerra do Afeganistão, onde serviu ao exército britânico como médico. Um tiro e um transtorno psicossomático o forçaram a retornar para Londres. Sherlock é um detetive consultor que as vezes presta serviços a Scotland Yard, quando esta se depara com casos aparentemente sem solução. Além disso, os dois tem personalidades totalmente distintas. Mas sempre encontram um equilíbrio quando se trata do trabalho.



Eu poderia citar mil motivos pelos quais Sherlock é uma série imperdível, desde os enredos extremamente bem desenvolvidos até as cenas em que podemos visualizar Sherlock montar sua teia de observações e deduçoes. Mas além de não encontrar palavras para descrevê-los, sinto que não significariam nada sem Benedict e Martin. Eles não interpretam, eles são Sherlock e John. Claro que todo o elenco da série é perfeito, mas esses dois são a alma de tudo. Ninguém faria o brilhantismo e as bizarrices de Sherlock como Benedict. Assim como ninguém seria a “bússola moral” que John é melhor que Martin. Os dois são uma combinação perfeita.

A série tem até agora seis episódios divididos em duas temporadas. Mas como a duração média dos episódios é de 90min, são praticamente seis filmes. Sua estreia foi em 25 de Julho de 2010 pela rede de televisão britânica BBC. A série é produzida por Steven Moffat e Mark Gatiss, ambos argumentistas de outro grande sucesso da televisão britânica que é Doctor Who. Mas apesar de Sherlock ser meu primeiro contato com o trabalho dos caras, foi o suficiente para me deixar maravilhada.

A 3ª temporada estreia logo, dia 01 de Janeiro de 2014. E aproveito para perguntar aos fãs que acompanham Shelock desde o início como vocês sobrevivem a esses hiatus de dois anos? Eu teria enlouquecido! Bom, pelo menos falta pouco. E ainda terá um pequeno especial de Natal intitulado Many Happy Returns, que será disponibilizado pelo site da BBC no dia 25 de Dezembro e servirá de prelúdio para a 3ª temporada. Volta logo, Sherlock!


P.S.: Assitam também o 1x00 (Unaired Pilot). É tecnicamente a mesma coisa que o 1x01 (A Study in Pink), mas vale a pena ser visto e comparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário