quarta-feira, 23 de outubro de 2013

[Resenha] Alma?

Nome: Alma?
Série: O Protetorado da Sombrinha – Livro #01
Autora: Gail Carriger
Edição: 1/2013
Editora: Valentina
Páginas: 308

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.



Comentários:

Esse é o segundo dos quatro livros que ganhei no sorteio de aniversário de dois anos do blog Descobrindo Livros, do Lucas. Outro que eu já queria muito ler. Foi enviado diretamente pela Editora Valentina, sendo minha primeira experiência tanto com a editora quanto com a autora e o gênero steampunk. Sim, foi uma leitura cheia de primeiras experiências e todas ótimas. Mas uma coisa de cada vez, e começo com o livro em si.

Confesso que andava meio traumatizada com histórias sobrenaturais, já que ultimamente o tema tem sido frequentemente usado como pano de fundo pra mimimis adolescentes até se tornar clichê. Mas quando li a sinopse de Alma? vi que não tinha nada disso, e ainda prometia uma protagonista forte e sem papas na língua. Tinha isso e muito mais, e tudo varreu meu trauma pra bem longe.

A história é sobre Alexia Tarabotti. Ela vive em Londres, numa Inglaterra Vitoriana onde seres sobrenaturais convivem pacificamente com os humanos, com a mãe, padrasto e duas meio-irmãs. Alexia é solteirona, descendente de italianos por parte do pai e ainda é uma preternatural, o que significa que ela não tem alma. No que isso consiste? Basicamente quando um preternatural toca um sobrenatural o primeiro anula os poderes do segundo, mas só enquanto o contato físico é mantido. Sendo Alexia uma jovem moderna e culta que odeia as futilidades de encontros sociais ela procurar refúgio na biblioteca durante um baile, onde é atacada por um vampiro e o mata sem querer com sua sombrinha.

O fato tem grande repercussão, embora ninguém saiba que foi Alexia quem matou o vampiro. Isso graças a Lorde Maccon, lobisomem e diretor do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) que consegue omitir o nome de Alexia dos jornais. Mas a partir daí tudo muda, é preciso descobrir porque estão surgindo novos vampiros errantes (sem colmeia, caso do vampiro que atacou Alexia) e o que isso pode ter a ver com o desaparecimento de vampiros e lobisomens registrados, antes que a sociedade londrina esteja sob sério perigo.

A trama se desenvolve super bem, rápida e ágil. Os detalhes da narração feita em terceira pessoa aliados a vivacidade e carisma dos personagens contribuem para uma boa apreciação da leitura. Tudo é bem explicado e amarrado, desde a metamorfose de vampiros e lobisomens até o funcionamento das colmeias e alcateias. E algo que não esperava mas que acabou por me agradar muito foi a inserção da ciência na trama, dando um tom de suspense ainda maior. Gail Carriger tem uma escrita sensacional e sabe usar tudo na dose certa, intercalando ótimos momentos de ação, suspense, comédia e romance.

Os personagens são ótimos. Realmente adorei a Alexia, adoro protagonistas femininas fortes e decididas que tem um sarcasmo sem igual. Ela também é bastante inteligente e sagas. Lorde Maccon é o lobisomem alfa da alcateia, escocês, bruto, mas que também pode ser um doce. É impossível não rir dos dois trocando farpas! Temos também o Professor Lyall, lobisomem beta da alcateia que também trabalha no DAS. É sério e totalmente leal, mas também faz seus comentários irônicos. E Lorde Akeldama, vampiro errante e grande amigo de Alexia que rende boas risadas com seus comentários e extravagâncias. E os personagens secundários também são muito bem construídos.

Mas não é porque Alexia não tem alma que ela não tem sentimentos. Alias, gostei muito do conceito de alma que foi abordado, tornou tudo ainda mais crível. Alexia ama seus amigos e até sua família tagarelesca (como diz Lorde Maccon), e acaba vivendo um romance com Lorde Maccon. Mas é algo bem maduro e divertido. Desde as primeiras discussões vi que se odiavam tanto que só podia ser amor. E depois tem momentos bem quentes, mas nada que tire o foco do enredo.

Sobre o acabamento do livro, a Valentina fez um trabalho impecável. Desde a capa, que trás a mesma ilustração da original mas com a fonte do título muito mais bonita. Páginas amareladas, boa diagramação e espaçamento e fonte confortável. A revisão também foi ótima, encontrei pouquíssimos erros. Só achei os capítulos um pouco longos, mas não a ponto de serem exaustivos.

Alma? é o primeiro livro da série Protetorado da Sombrinha. O segundo volume, Metamorfose?, acabou de ser lançado no Brasil. Os outros livros se chamam Blameless, Heartless e Timeless. Totalizando cinco livros, e não encontrei informações de que a série terá mais livros. Só sei que quero ler toda a série e tudo o mais que Gail Carriger escrever com seu humor ácido.

- Porque está tão curiosa com relação a esse assunto? Porque faz tanta questão de se envolver?
- Porque alguém morreu, e pelas minhas próprias mãos - respondeu ela, com ar sombrio. - Bem, na verdade, pela minha própria sombrinha - retificou.
Lorde Maccon suspirou. Imaginou que um dia, talvez, conseguisse ganhar uma discussão com aquela mulher extraordinária, mas era óbvio que aquele não seria o momento.
Pág. 67

Nenhum comentário:

Postar um comentário