quarta-feira, 11 de setembro de 2013

[Resenha] Um Gato de Rua Chamado Bob

Nome: Um Gato de Rua Chamado Bob – A história de Amizade entre um homem e seu gato
Autor: James Bowen
Edição: 1/2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240

Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).
Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.
Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

Comentários:

Há mais ou menos um ano assisti no Jornal Nacional um reportagem sobre James e Bob. No mesmo momento fiquei fascinada com a história dos dois e ao fim da reportagem dizia que James imortalizou-a nas páginas de um livro. Estava feito pra mim, só faltava o livro chegar ao Brasil. Isso ocorreu esse ano graças a editora Novo Conceito. Mas consegui meu exemplar apenas há poucos dias como um dos prêmios de uma das promoções de aniversário do Blog Descobrindo Livros do Lucas, e me foi enviado pela Flávia do Livros e Chocolates. Foi muita felicidade quando chegou e não pude aguardar muito tempo para lê-lo. ^^

O livro se foca nos primeiros dois anos da convivência de James e Bob. De Maio de 2007, quando se conheceram, até meados de 2009. É um livro adorável, como essas biografias de animais costumam ser. Mas o diferencial de “Bob” foi o fato de que James não procurava por um animal de estimação. Ele era um viciado em recuperação e vivia em uma moradia subvencionada, e encontrou Bob deitado no capacho de um dos apartamentos térreos. Exitou por alguns dias achando que o gato era dali, até que resolveu falar com o vizinho e descobriu ser um gato de rua. Foi assim que James levou Bob pra casa, começou a cuidar dele (o gato estava machucado e desnutrido) e começaram uma bela amizade.

James tentou não se apegar a Bob, acreditava que por ser um gato de rua ele voltaria pra ela assim que estivesse melhor. Também não queria o compromisso de cuidar de outra vida, pois julgava não ser capaz de cuidar da sua própria. Mas Bob nunca abandonou James, e assim ambos tiveram uma segunda chance. Pois foi graças a Bob que James deixou de ser invisível, como ele mesmo diz. O que foi crucial para que desse o passo definitivo para tentar largar as drogas e melhorar de vida.

Como é de costume nesse tipo de livro, um pouco da vida de James também é contada. Da sua infância conturbada e todas circunstâncias que o levaram a ser usuário de drogas e morador de rua. Nada muito profundo, não sei se pelo fato de James não ser escritor – apesar de que por ser músico ele tem uma boa perspectiva sobre proporcionar emoções – ou por não querer que esses trechos se tornassem pesados demais. Mas foi o suficiente para entender o quão difíceis foram as situações que James passou e o quanto o apego com seu novo amigo Bob foi importante para querer mudar. Certamente não consigo imaginar algo próximo do que sente alguém que mora nas ruas, mas sei como é quando um animal faz com que você deixe de se sentir invisível.

Nada que eu diga fará jus ao livro. Entendo que talvez não seja o tipo de leitura que atraia a todos (não, na verdade não entendo), mas por ser leve e rápida é perfeita para o intervalo entre um livro tenso e outro. Como foi meu caso. A Novo Conceito fez um ótimo trabalho na edição brasileira. O acabamento é lindo e tem um detalhe super fofo que é o número da página numa patinha de gato. *-* As páginas são amareladas, espeçamento e diagramação confortáveis. Achei pouquíssimos erros de revisão nada que atrapalhasse a leitura.

Então se assim como eu você adora uma história de amizade que envolva superação e um animalzinho adorável, a recomendação está mais do que feita. Um Gato de Rua Chamado Bob é um livro para ler, se encantar e querer ir a Londres conhecer esses rapazes de perto. 

Os gatos são noriamente exigentes a respeito de quem eles gostam. Se um gato não gosta do dono, ele sai e encontrar outro. Gatos fazem isso o tempo todo. Eles vão embora e passam a viver com outra família. Ver-me com meu gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo minha identidade. Eu tinha sido uma não pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente. 
Pag. 84

Nenhum comentário:

Postar um comentário