sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O final da A Caverna do Dragão (Será?)


Quem disse que precisa ter um fim?


A Caverna do Dragão – ou Dungeons & Dragons, no titulo original – foi uma série de animação coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation. O enredo era baseado no jogo de RPG que leva o mesmo nome, e foi transmitido na TV americana pela CBS entre os anos de 1983 e 1986. E mesmo nascendo seis após o encerramento da série pude ver a saga de Hank, Eric, Sheila, Diana, Presto e Bobby graças a Rede Globo e seu imutável hábito de repetir programas e filmes por anos a fio.

Eu deveria ter entre 10 e 11 anos quando vi A Caverna do Dragão pela primeira vez, e eu adorava! Me deixava aflita ver aquelas crianças episódio após episódio lutando por suas vidas e por uma chance de voltar pra casa. Comentava com pessoas que já tinham visto o desenho no “período original” (primos, irmãos de amigos...), e um dia a verdade inconveniente veio à tona: A Caverna do Dragão não teve final. COMO ASSIM? E ainda me disseram como se fosse a coisa mais óbvia do Universo, como se eu simplesmente tivesse que aceitar isso. Mas como nunca fui de me conformar facilmente com as coisas, fui pesquisar sobre o fato.

E assim descobri que realmente era verdade e que “sem fim” não significava um final em aberto, mas ausência de um episódio final. Isso porque a CBS simplesmente decidiu cancelar a produção às vésperas do fim. Essa é a CBS destruindo minha vida antes mesmo dela começar. Também pesquisei sobre como deveria ser o final, e li não sei se todos mas boa parte do que dizia respeito aos mitos e verdades do mesmo. Então sábia que assim como o sobreviventes de Lost eles também não estavam mortos (ou não seriam sobreviventes né? Dãh!), mas que o final era bastante polêmico.

Então eu já sábia como deveria acabar, já que o roteiro final existia sim e foi escrito por Michael Reaves. Um dos doze roteiristas de A Caverna do Dragão e que foi responsável pelos sete episódios mais sombrios. Mas nem todo mundo gosta de gerar pânico fazendo modificações pra lá de macabras no roteiro que vazou na internet. Mas em 2011 o brasileiro Reinaldo Rocha fez um magnífico trabalho ilustrando o roteiro. Eu encontrei por esses dias no site ComplexoGeek (que na hora mandei pra Fran e pro Fábio), e você pode conferir clicando na imagem abaixo.


Aí você deve estar se questionando: “Mas se o final está aí, porque essa doida colocou questionamentos no titulo do post? Não gostou? Surtou de vez?” Sim, meus amigos o final está aí como vocês mesmos puderam conferir. Eu gostei muito, inclusive do trabalho de ilustração do Reinaldo que já elogiei acima. E eu surtei sim, mas de euforia. Porque então eu questionei se é realmente o fim? Bom, posso responder de duas formas.

Lemos o final. Que como puderam perceber, ficou em aberto. Mas não neguem que gostariam de ver isso nas telas, vivo e se mexendo. Digo, existem adaptações e remakes explodindo por todos os lados, porque não A Caverna do Dragão? Não digo um puro remake em desenho animado, uma vez que as atuais adaptações em animação – seja do que forem – me provocam uma grande dor no peito. Mas porque não uma adaptação em live action, com atores, para o cinema ou TV? Tudo bem que o crescimento de atores adolescentes (e no caso de Bobby, um menino menor) complicaria uma franquia que precisaria durar alguns anos. Mas vamos abrir nossas mentes, e deixá-las tão abertas quanto o final.



Notem que estou falando em adaptação, não mais remake. Então porque não algo a exemplo da Alice de Tim Burton? Sim! Atores (jovens) adultos interpretando Hank, Sheila, Eric, Diana, Presto e Bobby retornando ao reino! Está certo, isso não é sequer cogitado por estúdio algum. Mas confessem, vocês gostariam de ver isso. E já que tirei o post pra pirar geral: JJ, adapta esse pra gente! :D Ok, não é o estilo do JJ, mas vocês entenderam o que quis dizer, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário