terça-feira, 24 de setembro de 2013

[Maratona de Vícios #05]: Harry Potter


A magia de um clássico.

Primeira vez que uso a coluna para falar de uma série literária, e como é bom fazer isso justamente com Harry Potter. Uma saga que marcou a transição de infância para adolescência de tantos de nós. Confesso que li os livros pela primeira vez apenas esse ano, não me orgulho de dizer isso mas realmente não pude antes e não me obriguem a explicar o porquê. Mas vi todos os filmes logo após o lançamento em DVD (ou VHS, no caso de A Pedra Filosofal) e assisti as duas partes de As Relíquias da Morte no cinema. Então mesmo sem ter sido uma fã fervorosa, posso dizer (isso sim com orgulho) que fiz parte da geração Harry Potter.

Como vi a maioria do filmes só uma vez (apenas os primeiros que assisti duas vezes) e há muito tempo, não vou fazer comparações pois não me lembro de muitos detalhes. O que me lembro melhor mesmo é Relíquias da Morte. Mas mesmo assim fiquei com a sensação de “acho que não fizeram assim no filme” em diversas partes. O bom é que ainda pude ser surpreendida, o que foi ótimo já que o elemento surpresa é algo constante em todos os sete livros.

Não vou contar o enredo porque creio que todos conheçam pelo menos o início da história de Harry Potter, o menino órfão que vivia com os tios e que em seu 11º aniversário descobriu ser um bruxo. Começando assim a fazer parte de um mundo mágico do qual realmente pertencia (se sentia deslocado no mundo trouxa com os tios que o maltratavam), onde conheceu pessoas que realmente o amariam e passando a trilhar o longo caminho que o destino lhe reservara. Sim, creio que vocês conheçam a premissa mesmo que não tenham lido ou os livros ou sequer visto os filmes. Uma vez que Harry Potter já se tornou o que pode ser chamado de um novo clássico da literatura.

O que quero dizer nesse post é que... Nossa, há tanto a ser dito que nem sei por onde começar. Talvez eu comece pela bela estrutura do enredo. Cada livro acompanha um ano letivo de Harry e seus amigos Rony e Hermione na Escola de Magia de Hogwarts, o que mostra uma evolução incrível dos personagens. Você realmente acompanha o crescimento e amadurecimento desses garotos, vendo-os se tornarem altruístas e corajosos. Os vê se preparando para fazer o que é necessário para derrotar Você-Sabe-Quem (tá que ele se foi, mas é melhor não abusar né?) e salvar o mundo mesmo que isso lhes custem suas vidas. E acima de tudo, é lindo ver a forma como descobrem o valor da amizade e também o amor. Essa parte é muito delicada, real e nada melosa.

Outra maravilha é a escrita de Rowling. Se me perdoam o trocadilho, essa mulher domina as palavras de um jeito mágico. A narrativa é feita na terceira pessoa, numa linguagem direta e cativante. Os diálogos são muito bem montados. Os pensamentos e emoções do personagens são tão bem descrito que aquilo é proporcionado a você também, pois você os compreende tão bem que se torna capaz de sentir aquela mesma alegria, angústia, afeição, frustração, inquietação dentre tantas outras coisas. A descrição de ambientes, aparências e vestes é igualmente maravilhosa. Detalhada o suficiente para criar uma imagem mental perfeita, mas não minuciosa de forma que o deixe monótono. E as cenas de ação são de fato de tirar o folego.

Apesar de se dirigir ao público infantojuvenil, qualquer um pode confirmar que Harry Potter é dessas obras literárias indicadas pra qualquer idade. É repleta de metáforas e lições sobre a vida. Nenhum relacionamento parece forçado ou artificial, é tudo muito real e crível. Uma dessas belas histórias sobre pessoas feita para pessoas que tanto aprecio e adoro. Que instigam, cativam e nos marcam para a vida toda. Livros para serem devorados.

Por fim mas não menos importante, confirmo o que o mestre Stephen King disse sobre Harry Potter: "Passará pelo teste de tempo e irá para uma prateleira onde somente os melhores são mantidos [...]. Essa é uma série não só para uma década, mas para eras." E confirmo porque mesmo depois de dezesseis anos do lançamento do primeiro volume a história não me pareceu datada ou antiquada. Pareceu o que é, uma história única e memorável. Talvez seja esse o mérito de histórias que passem com verdade as bem-venturas de ser humano, o mérito de clássico.


A série é formada pelos livros Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Além dos extras Os Contos de Beedle, O Bardo, Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam. Sendo que esse último acabou de ter uma adaptação cinematográfica encomendada pela Warner e que será produzida pela própria J K Rowling. Ainda não li esses extras, mas vou. E já anseio pelo filme. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário