sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[Chef Nerd #01]: Manteiga de Amendoim


Não precisa mais ficar só na imaginação.

Olá, pessoal! Num dia desses, enquanto fazia minha jornada diária pela blogosfera, vi no blog Penny Lane Blog da Maiti um post sobre as lembas (o pão élfico) tão conhecidas pelos fãs de O Senhor dos Anéis. E além de me deixar com água na boca, o post em questão me deu ideia de criar essa coluna. Onde postarei receitas dos pratos preferidos de alguns personagens queridos e que muitas vezes tem até um valor – mesmo que simbólico – na história. Espero que gostem. ^^

Para começar escolhi algo que não é exatamente um prato, mas um doce que é um acompanhamento maravilhoso para qualquer coisa. Um doce que até quando imaginário tem seu valor. E que segundo Charlie Brown, apenas um amor não correspondido tira seu sabor. É ela, a manteiga de amendoim!

A manteiga de amendoim já era um grande conhecida dos astecas há centenas de anos. Certamente não eram nada bobos. Mas foi só no século XIX que George Washington Carver (não confunda com o Presidente quase xará do botânico, inventor cientista e agrônomo) adicionou melado e açúcar à pasta que originalmente era apenas amendoins amassados e a deixou muito mais saborosa. Claro, porque assim como os astecas ele não era bobo. Então a pasta conquistou corações e estômagos de crianças e adultos ao redor do mundo.

Esse doce creme marrom claro tem várias referências na cultura pop. Sendo talvez as mais memoráveis nas tirinhas Peanuts e na série Lost, onde rendeu uma das cenas mais fofas que já vi até hoje. Afinal, atire a primeira pedra quem não ficou com sorriso idiota na cara quando Charlie usou manteiga de amendoim imaginária para convencer Claire a ir para as cavernas? *-* E quem não invejou o pote de 3Kg de manteiga de amendoim Dharma que Hurley levou quando pretendia se isolar do grupo? Pois bem, agora não precisa mais invejar e nem pagar a fortuna que custa no mercado.

Estou trazendo duas receitas, uma para processador e outra para liquidificador. No final explico porque.


Manteiga de Amendoim no processador

Ingredientes
  • 500g de amendoim descascado e sem sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (café) de sal

Modo de preparo
1 – Espalhe os amendoins em uma forma e leve ao forno, já preaquecido, por 15 minutos, para torrá-lo.
2 – Coloque os em um processador para processar, mas faça isso aos poucos.
3 - Para obter a textura de manteiga, é preciso processar bastante o amendoim, em torno de 10 a 15 minutos. Não precisa colocar água, colher extra de óleo. O calor da hélice aquece o amendoim e libera o óleo necessário para deixar a sua manteiga perfeita.


Manteiga de Amendoim no liquidificador

Ingredientes

  • 2 copos (requeijão) de amendoim torrado sem casca
  • 1 colher (café) de sal
  • 3/4 copo (requeijão) de açúcar refinado
  • 3/4 copo (requeijão) de gordura vegetal hidrogenada derretida

Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador, tendo auxilio de uma colher, pode inclinar o aparelho para que funcione melhor. Bater até ficar bem fino com textura liquida sem grãos de açúcar ou amendoim. Colocar por um pouco no dedo indicador e esfregar com auxilio do polegar para sentir se está no ponto, se bem lisinho ok. Colocar em pote definitivo e deixar esfriar em temperatura ambiente. Pronto é só servir.

Perceberam que na receita do processador não vai gordura né? Isso porque como já é explicado no modo de preparo, o calor produzido pelo atrito com as lâminas faz os amendoins liberarem seu próprio óleo. Coisa que não acontece no liquidificador. Mas você pode substituir a gordura hidrogenada por óleo vegetal



Agora é só se deliciar! Pode ser sozinha sobre uma fatia de pão ou num sanduíche com geleia. Dizem que a comida preferida de Elvis Presley era sanduíche de banana com manteiga de amendoim, então se quiser experimentar vá em frente. Também tem minha criação de sanduíche: manteiga de amendoim, doce de leite e Nutella. Já parafraseando Kensi Blye*; separados são bons. Juntos, o paraíso. E puro, de colher, também é ótimo. [rs]

Espero que tenham gostado da nova coluna e que lhes seja útil. E fiquem a vontade para sugerir pratos e personagens para postagens futuras. ;)

*Kensi Blye é uma personagem interpretada por Daniela Ruah em NCIS: Los Angeles, mas disse a frase em questão em um episódio de Hawaii Five-0. Sobre os ingredientes de loco-moco. Mas isso é assunto para outro dia.


Fontes:
Combinação para a receita de processador aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário