domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz Dia dos Pais!


Uma singela homenagem.

A princípio tinha pensado em não fazer esse post pois não pude fazer no Dia das Mães e nem no Dia do Amigo, decidindo assim começar com os posts especiais a partir do ano que vem. Mas não os fiz porque realmente estava sem tempo. No entanto seria negligência, com a data e com o blog, não fazer um post especial quando possuo tempo para escrevê-lo. E então aqui vai uma homenagem ao Dia dos Pais, ou uma tentativa que seja.

Primeiro pensei em fazer uma seleção dos meus pais preferidos da ficção (e alguns deles estão na imagem de abertura), ou uma compilação de memoráveis histórias de pais e filhos. Ou até uma playlist com o tema. Mas como muita gente já vai fazer isso, o que não significa que não farei isso outra hora, resolvi fazer uma homenagem ao meu pai. Uma lista de coisas que ele me ensinou, que nós gostamos e que hoje fazem parte de quem eu sou. Não sei se algum dia terei coragem de mostrar isso pra ele, mas espero fazer uma homenagem digna e que vocês gostem.

Animações Disney, Filmes
Talvez tenha sido com meu pai que criei gosto por filmes, quando me apresentou os longas-metragens de Walt Disney. Além de ter uma prateleira repleta de VHSs, toda sexta-feira ele alugava um para vermos no fim de semana. Nem sempre Disney, é claro. E é, foi assim que aprendi a gostar de filmes. No início eu não gostava de nada em live-action, nem os infantis. Mas ele sempre estava ali comigo, assistindo animações. E quando cheguei em filmes que misturam atores com desenhos animados, como Uma Cilada para Roger Rabbit e Space Jam, passei a gostar um pouco mais. Comecei aos poucos a assistir filmes enquanto crescia. Aprendendo sobre gêneros e me apaixonando por cinema. Ainda com meu pai conheci algumas das minhas franquias favoritas, como Piratas do Caribe e MIB. Enfim, meu pai definitivamente impulsionou meu amor pela sétima arte.

Desenhos animados
Além dos longas-metragens exitem as séries em animação. E eis uma paixão da infância que meu pai sempre acompanhou e incentivou. Desde os clássicos Looney Tunes, Hanna Barbera, personagens Disney, passando pelos especiais de Snoopy e Garfield, chegando aos Animaniacs e muitos outros. Até alguns episódios de Avatar: A Lenda de Aang ele assistiu comigo. Agradeço meu pai que nunca reclamou e até incentivou esse gosto por desenhos. Os clássicos ainda são meus favoritos. E até hoje as vezes assistimos desenho. Porque não a nada melhor do que Tom & Jerry acompanhados com pipoca e chocolate quente em uma tarde chuvosa. [rs]

Leitura
Está aí um maravilhoso hábito cujo qual meu pai teve uma grande influência. Ele nunca me obrigou a ler, mas sempre deixou vários gibis e livros ao alcance. Fui crescendo, aprendendo a ler e me apaixonando pela palavra escrita. E então qualquer quadrinho ou livro que eu pedisse ele me dava, mesmo que demorasse um pouco. Fizemos juntos a coleção das Obras Completas de Carl Barks e compramos muitos outros HQs e livros. E talvez por ser algo que aprendi com meu pai que eu goste tanto de ler e queira fazê-lo cada vez mais.

Música
Meu pai definitivamente influenciou meu gosto por música, tanto pelo Rock quanto por MPB. Digo isso porque quando eu nasci ele comprou um desses CDs com músicas dos Beatles em versão instrumental para bebês. Não fizemos uma viagem sem ouvir Titãs e Eric Clapton. E pra mim Volume Dois ainda é o melhor álbum dos Titãs. Depois veio Elvis Presley, Caetano Veloso, Rolling Stones, Elis Regina, Queen, Chico Buarque, U2, Paralamas do Sucesso... E por aí vai. Quando criança até ouvia “algo do momento”, mas admito, com vergonha, que era para me enturmar. Hoje só ouço o que realmente gosto. Mas sempre vou preferir essas que conheci com meu pai e que ajudaram a formar meu conceito sobre música. Muita gente até estranha quando falo que meu pai gosta de Rock. Não só gosta como me ensinou a amar. E estava comigo no show de Paul McCartney aqui em Florianópolis, momento que jamais esquecerei.

Séries
Embora meu pai não seja um seriador ávido como eu, ele esteve presente no início desse meu vício. Nós assistimos Lost juntos, e muitos sabem que foi com esta ótima obra de JJ Abrams que entrei de cabeça no mundo das séries. E talvez seja por isso que Lost seja tão especial pra mim, porque além de ser uma série maravilhosa que me prendeu e me mudou, foi algo que fiz com meu pai. Também foi ele que me levou assistir ALF (como eu já disse aqui) e hoje assistimos Hawaii Five-0 juntos. Então acho que posso dizer que de certa forma meu pai é culpado por esse vício também. [rs]

Outras coisas que meu pai me ensinou:
-Gostar de animais
-Apreciar a natureza
-Matemática (por isso nunca tirei uma nota baixa na matéria)
-Torcer pelo Sport Club Internacional
-Saber a hora de ouvir e a hora de falar


Espero que tenham gostado dessa pequena homenagem que fiz ao meu pai. Pequena porque nenhum texto seria grande o suficiente pra dizer o quanto agradeço por tudo que meu pai me ensinou e fez por mim. E o quanto o amo. Desejo assim um Feliz Dia dos Pais aos pais de vocês e a vocês que já são pais. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário