sexta-feira, 21 de junho de 2013

E pra não dizer que não falei das flores...


Porque não é só pelos 20 centavos.

Sei que a intenção do Constantes & Variáveis é tratar sobre assuntos referentes ao entretenimento, mas os acontecimentos recentes tem mexido muito comigo. Não há como ficar calada quando o objetivo é justamente gritar suas indignações. Mas de certa forma arranjei um jeito de me expressar sem fugir totalmente a temática do blog. Espero que entendam e compartilhem aqui seus sentimentos e experiências com relação a isso tudo.

No dia 13 de Junho o silêncio acabou. Cansado de ficar quieto perante todas as injustiças sofridas, o povo decidiu ir pra rua reclamar. As manifestações começaram por causa do aumento no preço da passagem de ônibus e metrô na cidade de São Paulo. E logo não só o país inteiro mas também o exterior se uniu em protesto. Não apenas por causa da violência que o manifestantes sofreram por parte da polícia, o que já seria um bom motivo. Mas cada um com suas reivindicações, que no final se somam em uma só.

Porque mesmo que fosse só pelos 20 centavos, não são só centavos que estão em jogo. Não quando a população paga tantos impostos que se obriga a contar cada centavo que ganha para saber quanta comida poderá botar na mesa. Não quando o país vira cede de Copa e Olimpíadas ao mesmo tempo que novas escolas e hospitais são extremamente necessários e os já existentes funcionam de forma precária. Quando o brasileiro sai pra trabalhar e/ou estudar sem saber se voltará pra casa no fim do dia. Quando há impunidade para pessoas que cometem atrocidades, simplesmente por serem “de menor”. Quando os políticos não fazem jus ao salário que ganham pra representar o povo que os elegeu. Quando querem aprovar a PEC 37. São tantos motivos que eu poderia escrever linhas e mais linhas a respeito.

Cansado de tudo isso, o Brasil acordou. Saiu do sofá, das redes sociais e foi pra rua. Fez sua voz ser ouvida em protestos, vaiou a PresidentA, invadiu o Congresso e mostrou que sabe cantar o Hino Nacional. Verdade que o vandalismo estragou um pouco da beleza disso tudo. Mas esses baderneiros são minoria e não representam quem só queria reivindicar seus direitos. Fazer barulho sim, mas com pacificidade. Coisa que aconteceu em muitas cidades. Onde os cidadãos ergueram suas vozes, cartazes e bandeiras lotando avenidas, praças e pontes. Em muitas ocasiões, com o auxílio da policia.

Mas essa não é a primeira vez que o Brasil vai pra rua. A História do país é marcada por protestos. Seja contra a ditadura, pelas “Diretas Já!”, o impeachment do Collor ou que quer que impedisse o povo brasileiro de viver tranquilamente fez o mesmo fazer barulho nas ruas. Com a cara pintada e canções de protesto e amor à pátria entoadas a plenos pulmões.

Essa semana andei pensando em tudo isso e lembrando das belas canções viraram hinos dessas gerações e que levaram grandes nomes da MPB como Gil e Caetano ao exílio, e pensei comigo: O que estão fazendo os músicos da atualidade? Será possível que ninguém mais se preocupa com ideologias?” Pois bem, fiz uma pequena procura. E gostei do que encontrei.

Leoni divulgou no dia 16 uma canção a favor dos protestos, chamada As Coisas Não Caem do Céu. Em um comunicado nas redes sociais, Leoni disse: "Escrevi 'As coisas não caem do céu' para lembrar que só a ação modifica o mundo. As pessoas na rua disseram isso de forma muito mais impactante e coletiva". O vídeo da música foi produzido pelo cantor e sua família e contém imagens dos primeiros protestos. Confira abaixo.


Outra que gostei muito foi uma composição anônima intitulada 20 Centavos. Uma verdadeira exposição do que está engasgado na garganta do povo brasileiro há muito tempo. À você que escreveu, estamos juntos! Aos demais, confiram e compartilhem.


Não foi no entanto apenas com músicas “especiais” que artistas demostraram seu apoio. Elza Soares alterou a letra de Opinião durante um show no dia 15, na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Repetindo os versos "20 centavos eu não pago não". Veja.



Houve também músicas que foram adotadas pelos manifestantes como hino e que na internet viraram trilha de vídeos com imagens dos protestos. Como Nós Maior que Eles, da banda brasiliense Scalene.



Existe ainda o curioso caso da música Vem Pra Rua, da banda O Rappa. A canção a principio foi produzida para um comercial da Fiat, que tem como tema a Copa do Mundo. A música acabou virando um chamado para os protestos.



Todavia, existe uma canção de 1968 que se encaixa perfeitamente na situação. Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré. A canção ficou em segundo lugar no III Festival Internacional da Canção, e virou hino da geração que lutou contra a ditadura militar. É uma das mais belas letras que já ouvi, e por isso usei a canção como titulo do post.



O Movimento Passe Livre (MPL) disse que não convocará mais protestos, uma vez que o objetivo foi alcançado com a redução das tarifas. Mas ainda há muita coisa em jogo, e o povo não parou. E espero que não pare tão cedo. A PEC 37, que tira o poder de investigação do Ministério Público, será votada dia 26 de Junho. E há uma greve geral marcada para 1º de Julho. Então não vamos deixar que vândalos e alguns partidos políticos que tentam tirar proveito do protesto atrapalhem nossas causas. A luta agora é contra a corrupção, e vamos até onde for preciso.

Atualização feita em 27/06/2013: A greve geral está agora marcada pra 11 de Julho.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário