terça-feira, 28 de maio de 2013

[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra

Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Edição: 1/2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Comentários:

Para minha primeira resenha literária aqui do blog (e desde que terminei o ensino fundamental) escolhi A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra por alguns motivos bem simples. Com sua capa bem elaborada, titulo misterioso e sinopse atraente me senti instigada a lê-lo assim que o vi na lista de lançamentos da Editora Novo Conceito no Skoob. E foi o que fiz na última semana.

O protagonista é Jay Clannon, um web designer que perdeu seu emprego em um lanchonete de bagels por culpa da crise econômica americana. Desesperado por não encontrar um novo emprego em sua área, Jay acaba indo trabalhar no turno da madrugada da estranha livraria de um estranho porém simpático senhor chamado Penumbra. E é aí que a história começa de verdade. E junto com seus velhos e novos amigos, ele precisa desvendar alguns mistérios contidos naqueles livros.

O livro é narrado na primeira pessoa, o que dá um toque especial ao enredo. Jay não é um grande herói dono de uma coragem sobre humana, mas tem um humor que geralmente é reservado aos coadjuvantes. Todo mundo conhece alguém como Jay Clannon. É aquele cara que conta suas crises e consegue te fazer rir ao mesmo tempo. O enredo não tem grandes reviravoltas ou frases de efeito, mas a narrativa é detalhada e segue um ritmo constante e agradável.

Há no entanto alguns pontos que eu não diria que são negativos, mas que não me agradaram muito. Como em alguns momentos, parecer um anúncio em longa escala do Google. Concordo que por ser uma história contemporânea e que mostra a tecnologia como aliada dos livros, isso acaba se tornando necessário. Mas geralmente não gosto de livros que sejam facilmente datados por ter a sensação de que não terão muita longevidade. No entanto, o carisma dos personagens e a forma como se relacionam é bem atraente. Então eu talvez releia A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra algum dia e talvez confira próximos livros de Robin Sloan, só espero que ele não faça mais grandes menções à empresa em que trabalha.

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra pode não ser um Best-Seller e nem ter entrado pra minha lista de favoritos. Também não é um daqueles livros que te mudam de alguma forma, mas é uma história de amor aos livros, de amizade e é um bom entretenimento. Então não é um livro que eu diria que recomendaria pra todo mundo, mas é um livro eu diria pra ler se possível.


— Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros — diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha.— Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares.
— Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe... gente que ainda gosta do cheiro de livros.
Pág. 77  

Nenhum comentário:

Postar um comentário