domingo, 21 de abril de 2013

TOP 10: Séries que comecei sem pretensão




Eu ia ver só por ver, mas...


Este é o primeiro Top10 aqui do Constantes & Variáveis. Escolhi como tema as séries que comecei a acompanhar sem pretensão, assistir por assistir mesmo, e que acabei me apaixonando. Quem não tem pelo menos uma assim? Sempre acontece, até com filmes e livros. Mas aqui vão minhas séries. E a colocação não é por preferência, mas nível de “falta de pretensão”. Então vamos lá?


10: Alias
Nem sei se posso dizer que comecei Alias sem pretensão alguma. Afinal, é de JJ Abrams e tem Jennifer Garner como protagonista. Uma série que eu queria ver há muito tempo. Achava que podia gostar, mas não que me viciaria a ponto de não querer parar de assistir jamais. A vida frenética de Sydney é de tirar o folego. E a forma como as relações humanas são inseridas no contexto de Alias é totalmente comovente. O caráter dos personagens sendo frequentemente explorado é algo fascinante. Apesar de ser uma história sobre conspirações, algo que também gosto, Alias é uma história sobre pessoas. Isso sempre me cativará quando bem feito, o que é o caso. E ainda me deu a oportunidade de ver vários atores queridos trabalhando juntos. Como a própria Jen com Bradley Cooper, Terry O'Quinn e David Anders.


9: Fringe
Tudo bem que não comecei Fringe totalmente sem pretensão, mas também não esperava me viciar nela. Queria ver por ser de JJ Abrams, estar me sentindo órfã de Lost e nada mais. Mas o que fazer se o trio Olivia (Anna Torv), Peter (Joshua Jackson) e Walter (John Noble) é completamente apaixonante? E quando a história é cheia de surpresas e você adora ver a relação entre os personagens apesar do louco mundo que os cerca? Com pessoas que ultrapassam a barreira do impossível por aqueles que amam? Assiste episódio por episódio, deixa todo mundo louco falando sobre Fringe e chora quando acaba. Porque apesar do bom desfecho, fiquei querendo mais. Com certeza nunca mais verei uma tulipa branca – e até uma vaca malhada – como antes. Muitas coisas ganharam outros significados com Fringe.


8: ALF
Numa noite qualquer, procurando algo decente pra assistir na TV, me deparo com ALF. De repente meu pai fala: “Você nunca assistiu ALF né? Acho que você ia gostar.” Comecei a ver. E como não adorar esse alienígena desastrado, de humor sarcástico e que adora gatos de um jeito não-fofo? Adorava vê-lo causando confusão na família Turner. Apesar de ser uma série antiga, me apeguei rápido. E posso rir das mesmas piadas um bilhão de vezes. No entanto, o ruim de acompanhar uma série já finaliza é que quando acaba não tem pra quem chorar. Porém, a Paramout anunciou há alguns meses que fará um filme de ALF. Adivinha quem está aguardando ansiosamente?


7: Chuck
Fugindo de um filme ruim na Sessão da Tarde, encontrei Chuck no SBT. A dublagem era uma droga, mas Cris disse que a série era legal. E era mesmo. Muitas coisas atrapalharam meu acompanhamento da série, mas ano passado consegui assisti-la inteira. Me diverti muito com as trapalhadas de Chuck (Zachary Levi) tentando agir como o agente da CIA que estava destinado a ser ou simplesmente tentando conquistar Sarah (Yvone Strahovski). A forma como a série mesclava ação e comédia era contagiante. Chuck acabou, mas ficou o carinho e o som de Jeffster!


6: Drake & Josh
Fugindo do horário político em 2006, encontrei Drake & Josh. Ok, você pode dizer que não é série. Mas eu me divertia muito tá? E pra mim era isso que importava. As trapalhadas absurdas de Josh (Josh Peck) e Drake (Drake Bell) eram motivo de risada certa. E os tormentos que a irmãzinha Megan (Miranda Cosgrove) lhes causava eram ainda melhores. Só consegui ver a série completa quando passou na Globo, devido a forma desorganizada de transmissão da Nickelodeon. Era um bom sitcom, e toda aquela confusão deixou saudades.


5: Everybody Hates Chris
Outra série que achei fugindo de um filme ruim da Sessão da Tarde. Nada como os conflitos da família Rock e as crises juvenis de Chris (Tyler Williams) e Greg (Vincent Martella) pra divertir uma tarde qualquer. O sitcom biográfico de Chris Rock fazia boas críticas à sociedade americana da década de 1980. E como (infelizmente) pouca coisa mudou no mundo inteiro nos últimos trinta anos, a série tinha aspectos até bem atuais. E vários bordões que se tornaram clássicos na boca dos fãs. “Eu não preciso disso! Meu marido tem dois empregos!” Nunca me canso de ver reprises de Everybody Hates Chris.


4: Smash
Quem diria que um dia veria Steven Spielberg produzindo uma série musical? E mais, que eu iria gostar? Sempre gostei do estilo musical e sempre achei o universo da Broadway fascinante, mas confesso que não botava fé em Smash. No entanto me surpreendi com um enredo gostoso, musicas viciantes e belas vozes e atuações. A rivalidade entre Ivy (Megan Hilty) e Karen (Katharine McPhee) me faz mudar de lado o tempo todo. A amizade sincera entre Tom (Christian Borle) e Julia (Debra Messin) é adorável. Tem a sempre fantástica Eileen (Anjelica Huston). E menções honrosas à eterna diva Marilin Monroe. Pena que esteja correndo sério risco de cancelamento.


3: Hawaii Five-0
Tive a fase de depressão pós-Lost, quando assistia qualquer coisa que tivesse alguém do meu elenco amado. Hawaii Five-0 além de ter Daniel Dae Kim, também é filmado no Hawaii. Um prato cheio! O que eu não imaginava é que me envolveria tanto com a trama e personagens. Ainda mais se tratando de uma série policial. Que confesso, eu tinha preconceito. Mas a equipe formada por Steve (Alex O'Loughlin), Danno (Scott Caan), Chin (DDK) e Kono (Grace Park) me cativou de tal forma que é difícil passar uma semana sem eles. Claro, o ritmo frenético dos constantes ótimos episódios. E além de ser presenteada com a participação recorrente de Terry O'Quinn na 2ª temporada, sempre tem algum de meus atores e atrizes favoritos em participações especiais.


2: Once Upon a Time
Cheguei a torcer o nariz quando tomei conhecimento de Once Upon a Time. Ficava imagina como uma série sobre contos de fadas poderia ter uma boa estrutura e continuidade. Tinha tudo pra dar errado. Mas então pensei: “Bom, Adam Horowitz e Edward Kitsis fizeram um bom trabalho com os roteiros de Lost. Porque não dar uma chance?” E ganhei uma série encantadora e apaixonante. É uma história de amor sem ser melosa. Tem um enredo totalmente livre, que pode ir a qualquer lugar. E gosto de não saber pra onde as coisas podem ir. E com o elenco maravilhoso que tem então... Conheci Robert Carlyle, pude ver mais de Lana Parrilla e tenho Emilie de Ravin e Jorge Garcia de volta.


1: Lost
Sim, minha série favorita de todos os tempos também é a que comecei com menos pretensão. Pra falar a verdade, pretensão nenhuma. Não sabia do que se tratava, não conhecia elenco nem produção... Não tinha conhecimento nenhum sobre Lost. A série chegou às minhas mãos do nada e me conquistou totalmente. Era sobre muitas coisas. Sobre pessoas. Sobre os conflitos de ser humano. Foram noites sem dormir criando mil e uma teorias, infinitas angustias à espera do próximo episódio, enlouquecia -e ainda enlouqueço - todo mundo cantando You All Everybody, discussões na web... Lost me inseriu no mundo das séries, me apresentou muitos dos meus atores favoritos, meu produtor favorito, e me trouxe amizades incríveis. Mais incrível porém, é saber que não esperava nada disso.

Menções honrosas:
Supernatural – Não sou exatamente viciada, mas levando em conta que não comecei antes porque achei que não ia gostar...
Person of Interest – As séries de JJ Abrams que começo com menos pretensão são as que mais acabo gostando. E com Michael Emerson ainda...
V – Era sobre alienígenas, tinha Elizabeth Mitchell, mas não esperava muito. Achava que seria só mais um clichê. E até hoje não me conformo com a ABC por ter cancelado sem um fim decente.
Grimm – Assim como Once Upon a Time, achei que não se sustentaria. Mas não é que gostei?
Louco Por Elas – Há muito tempo não encontrava um sitcom brasileiro que me agradasse tanto. Vale a pena ver Léo (Eduardo Moscovis) ser enlouquecido pelas várias mulheres de sua vida.

Essas são as séries das quais não esperava muito – ou não esperava nada – e acabaram me proporcionando incríveis experiências. Se quiser, conte quais foram as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário